Das pessoas que foram alvo ontem de mandados de busca e apreensão por parte da Polícia Federal (PF), pelo menos duas são ligadas ao governador em exercício Paulo Octávio (DEM). As residências do ex-secretário de Governo José Humberto Pires e do policial civil aposentado Marcelo Toledo Watson, ambas no Lago Sul, foram visitadas por equipes da inteligência da PF, que cumpriu determinação do ministro Fernando Gonçalves, relator do Inquérito n; 650 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito judicial investiga as denúncias de corrupção e pagamento de propina à cúpula do GDF, deputados distritais e empresários de Brasília e deu origem à Operação Caixa de Pandora.
Marcelo Toledo é apontado pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa ; delator do suposto esquema à Justiça ; como um dos operadores da distribuição de dinheiro ilícito. De acordo com as denúncias, Toledo também seria o operador de Paulo Octávio no suposto esquema de corrupção envolvendo empresas de informática.
Em uma das gravações entregues por Durval à polícia, o policial civil aparece entregando um pacote de dinheiro à Durval e dá a entender, no diálogo, que parte da quantia deveria ser destinada a Paulo Octávio. Toledo é sócio da Voxtec Engenharia e Sistemas Ltda. A empresa faz parte de um consórcio que tem contrato no valor de R$ 21 milhões com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans). Em outro vídeo em poder da PF, Marcelo Carvalho, principal executivo do Grupo Paulo Octávio, foi filmado negociando suposto pagamento de propina ao governador em exercício.
Nas investigações do Ministério Público Federal (MPF), o ex-secretário de Governo José Humberto é citado como um dos sócios da construtora Conbral, que faz parte do consórcio responsável pela construção do residencial Ilhas do Lago, às margens do Lago Paranoá. A PauloOctavio Empreendimentos, de propriedade do governador em exercício, fez parte do mesmo grupo empresarial.
As investigações da Caixa de Pandora apontam que a base societária da Conbral é a Milênio Empreendimentos Imobiliários, cujo sócio-proprietário é José Humberto, que deixou o GDF depois do escândalo. Em dezembro, a PF apreendeu na Conbral cópia de uma transferência bancária que mostraria a triangulação de empresas (leia matéria ao lado).
Defesa
O advogado de Paulo Octávio, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse ontem ao Correio que a sociedade entre a PauloOctávio Empreendimentos e a Conbral foi desfeita assim que o Ilhas do Lago foi construído. ;Os empresários se uniram à época para construir o empreendimento e depois acabou o consórcio. A prática é muito comum no mercado imobiliário;, justificou.
Sobre as citações feitas por Marcelo Toledo em nome do governador em exercício nas gravações feitas por Durval, o advogado é firme. ;Marcelo Toledo nunca teve vínculo profissional e institucional com Paulo Octavio;, disse. Antônio Castro contou que o novo chefe do Executivo conheceu o policial aposentado quando este foi eleito suplente da Câmara Legislativa, mas que os dois não tinham uma relação próxima.
José Humberto e Marcelo Toledo não foram encontrados ontem para falar sobre a operação da Polícia Federal.
Opinião do internauta
Leitores escreveram se concordam que o vice-governador Paulo Octávio assuma o GDF e sobre o fato de ele ser um dos investigados na Operação Caixa de Pandora. Leia os comentários:
;PO, você é a esperança de um DF melhor, não caia em provocação, pois esta turma que te critica já passou pelo GDF e nada fez. Esperamos a conclusão de todas as obras;.
Ducilneide Drumond
;Paulo Otavio deve sim permanecer como governador até que os fatos sejam devidamente apurados, pois até o momento nada de concreto existe. O fato de o nome dele ter sido citado nada prova, já que qualquer um para mostrar poder pode usar o nome de autoridades. Quanto ao Gurgel... sem comentários.;
Hercilio Silva
;Alguém não ter sido punido no passado não é motivo para não punir. Esse raciocínio é irmão da impunidade, a punição terá que começar com alguém e ser aplicado sempre.;
Vania Coelho
;Paulo Otávio e Arruda são farinha do mesmo saco.;
Nelson Ferreira de Oliveira
;Aconteceu o que a sociedade esperava... Justiça. Pelo menos por enquanto estamos acreditando que os demais envolvidos tenham o mesmo destino de Arruda, inclusive o senhor Paulo Octávio.;
Lubiragibe Aguinelo da Silva
;Os petistas estavam envolvidos no mensalão e não aconteceu nada, agora querem mostrar dignidade, pedindo impeachment dos seus parceiros.;
Adriana Santos
;Agora o povo braziliense pergunta... Paulo Octávio vai ficar impune? Veremos nos próximos capítulos.;
Luiz Marques
;Quem vai fiscalizar o grupo Paulo Octávio? As áreas mais nobres do DF estão sob seu comando.;
Valcir Silva
;;Aceito o desafio e paro com a política;, diz Paulo Octávio. Ele muda de ideia a cada 30 segundos. Não é confiável. Impeachment nele; o povo não acredita mais.;
Maria Sabino
;Agora só falta a justiça tomar alguma providência em relação a Paulo Otávio.;
Ney Mota
;Tem culpa no cartório!”