O brasiliense retornou pra casa mais cedo depois do feriado de carnaval. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de carros nas estradas que cortam o Distrito Federal foi mais intenso durante a terça-feira (16/2). Apenas a BR-040 registrou aumento no fluxo de veículos que trafegam pela via na manhã desta quarta-feira de cinzas (17/2).
Por volta das 12h desta quarta, o trânsito estava intenso na BR-040, pista sentido Luziânia/Brasília. De acordo com a PRF, os veículos que passam pela via não ultrapassam os 60km/h ; em dias comuns é possível trafegar na velocidade máxima permitida, de 80km/h. O aumento no fluxo de carros começou por volta das 10h30.
A BR-040 liga o DF aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos primeiros dias do feriado houve aumento no número de carros que viam dessas regiões para Brasília. A PRF informou que os principais destinos desses motoristas são as cidades turísticas, como Pirenópolis e São Bernardo.
Obras
Na tarde de terça-feira das 16h às 20h, a BR-060 registrou um engarrafamento de quatro quilômetros na pista sentido Goiânia/DF. A retenção começou no km 30 da via, altura do Engenho das Lajes. De acordo com agentes da PRF, o congestionamento foi causado pela construção de um viaduto na pista. Por conta das obras, o tráfego é feito por uma pista de mão dupla, com uma faixa de cada lado. A intervenção ocorre no ponto que divide o DF de Goiás.
Quem optou por pegar a BR-070 encontrou o trânsito intenso com alguns pontos de retenção. Durante os quatro dias do feriado o motorista encontrou alguns congestionamentos na entrada de Águas Lindas (GO), cidade que fica a 47km de Brasília. Depois da divisa do DF com o estado de Goiás, a pista passa por obras de duplicação, o que dificulta o tráfego por lá.
A estrada que liga o DF à Chapada dos Veadeiros e o nordeste do País, BR-020, também registrou o transito intenso, mas não chegou a haver pontos de retenção. O maior números de carros na pista foi na terça-feira de carnaval por volta das 12h.