Cidades

Horário de verão reduz em 5% o consumo de energia no DF

postado em 18/02/2010 17:52
O horário de verão 2009/2010 está chegando ao fim neste sábado (20/2) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) contabiliza resultados acima da expectativa para o período. A redução média foi de 5% na demanda de energia no horário de pico, que vai das 18h às 21h, e queda de 0,35% no consumo total. Segundo a CEB, a mudança de horário entre os meses de outubro e fevereiro permite reduzir a demanda por energia nas horas mais críticas, já que fica possível aproveitar a luminosidade natural e evitar uma sobrecarga no sistema.

De acordo com as projeções da CEB Distribuição, a redução da demanda no horário de ponta no mês de outubro, quando teve início o horário de verão, correspondeu a aproximadamente 48 MW, de um total de 960 MW. Em Brasília, a diminuição da demanda equivale a um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga do horário de pico de regiões como o Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

O consumo de energia também apresentou redução de 0,35%, uma economia de 1.558 MWh, o que corresponde a uma redução de aproximadamente 25% em gastos com energia elétrica de Brazlândia, ou 1% do consumo residencial do Distrito Federal no último mês de outubro, quando foi implantado o horário de verão.

Neste sábado os brasilienses deverão atrasar os relógios em uma hora. O horário brasileiro de verão, que teve início no dia 18 de outubro do ano passado e vai durar 125 dias, termina à meia-noite. Além do Distrito Federal, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também voltam ao horário normal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação