Cidades

Secretaria de Saúde confirma epidemia de dengue no DF

postado em 19/02/2010 12:42

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta sexta-feira (19/2), que a capital passa por uma epidemia de dengue. ;Desde o início de 2010, já foram notificados 1.425 casos suspeitos de dengue. Desse número, 390 foram confirmados. Além disso, duas mortes estão sob investigação; explicou o secretario Joaquim Barros Neto. É o maior número de casos dos últimos oito anos.

Os óbitos ainda não podem ser atribuídos à dengue, pois é necessária confirmação laboratorial. Mesmo assim, os números apresentados pelo secretário contrastam com os 289 casos suspeitos da doença registrados em 2009. No ano passado foram confirmados 25 casos. O aumento é de 335,8% nos casos de notificação e de 465,2% nos confirmados.

Apenas entre 2001 e 2002 o DF registrou uma incidência de dengue semelhante ao que ocorre agora. As cidades com maior quantidade de casos nesse período foram a Estrutural e São Sebastião. Na atual epidemia são apontadas as regiões do Itapoã, Paranoá, Arapoanga, São Sebastião e Vila Planalto como os locais de maior concentração da doença.

Barros Neto atribui o aumento no número de casos à redução de agentes nas ações de fiscalização e à falta de participação da população. ;Nós não conseguimos manter a fiscalização, por termos pouco pessoal e a população também se acomodou;, disse o secretario.

Exército
Para evitar que a epidemia fuja do controle, o secretario informou que contará com a participação do Exército Brasileiro no combate à dengue. Os soldados passarão por três dias de treinamento na Secretaria de Saúde para depois auxiliar no trabalho de orientação à população, destruição e tratamento dos focos da doença.

O número de soldados que participarão da força-tarefa ainda não foi definido, mas Joaquim Barros espera reunir 200 homens. ;Hoje nós contamos com um número reduzido de pessoas. Nós pretendemos contratar cerca de 500 agentes de vigilância Ambiental;, conta o secretario. Cada agente consegue visitar 25 casas por dia.

Comunidade
O secretário pediu que a população receba os agentes e acate as instruções dadas. A participação de todos é importante, pois 90% dos casos de foco de dengue estão dentro das casas. Quem não aceitar a visita poderá ser notificado legalmente pela obstrução. ;As pessoas estão reagindo bem. Por enquanto não encontramos nenhuma resistência;, disse Joaquim Barbosa.

Durante as visitas às residências, os agentes estarão identificados com colete e crachá. Se a pessoa tiver alguma dúvida sobre a legitimidade, pode ligar para a Vigilância Ambiental por meio do telefone 3341-1682.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação