A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai embarcar neste sábado (20/2), às 22h, sua missão para o Haiti. Irão para Porto Príncipe o presidente da Companhia, Fernando Leite, o diretor de Produção e Comercialização, João Batista Padilha e alguns engenheiros especialistas em saneamento e tecnologias na área. Eles realizarão os primeiros trabalhos para solucionar os problemas de saneamento do país.
A Caesb manteve contato junto aos governos do Brasil e do Haiti para definir os detalhes relacionados ao apoio emergencial de saneamento ao povo haitiano além da viagem dos técnicos da Companhia em relação às formalidades de segurança e logística.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveu um diálogo entre o governo do Haiti, por meio da Direção Nacional de Água Potável e Saneamento (Dinepa) e a Caesb, para soluções emergenciais. Por meio da Dinepa, o governo haitiano solicitou o apoio da Companhia do DF nas ações de ajuda humanitária emergencial e, em seguida, na reconstrução do saneamento do país.
Segundo a Dinepa, serão necessárias, soluções para os problemas de tratamento de esgoto e até mesmo a reciclagem de resíduos que estão sendo removidos das fossas instaladas em praças com grande aglomeração de pessoas. Outra preocupação é o uso de tecnologia sustentável e alternativas de baixo custo para gestões de curto e médio prazo para áreas urbanas e suburbanas que estão recebendo pessoas deslocadas de Porto Príncipe.
A Caesb não terá despesas com essa missão, a viagem será realizada em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Dinepa fornecerá o apoio logístico.