postado em 02/03/2010 08:50
Em um jardim na 712/713 Norte, pessoas inscritas em atividades de acompanhamento de saúde mental encontraram na natureza uma forma de amenizar os problemas. Ali, toda segunda-feira, um grupo de 15 homens e mulheres se reúne para aprender lições de vida e ainda embelezar a cidade. Antes, no local havia apenas um beco abandonado, frequentado por usuários de drogas e cheio de entulho e lixo. Os terapeutas do Centro Clínico Anankê, que funciona na mesma quadra, decidiram aproveitar melhor o espaço público e usá-lo como laboratório para a terapia.No lugar onde antes estava a sujeira, nasceram flores, ervas medicinais, cana-de-açúcar, frutas como banana, limão e maracujá e até algodão ; do qual são feitas almofadas. Os pacientes capinaram, coletaram o lixo e a paisagem se tornou mais agradável para toda a comunidade. A atividade faz parte do centro de convivência da clínica. A intenção é colher os benefícios da interação entre o homem e a natureza. ;Aqui eles aprendem a colher o que plantaram. Depois das sessões no jardim, nós temos conversas sobre o ciclo da vida, sobre como cada um enxerga a morte, por exemplo, quando uma planta não vinga;, explicou a psicóloga Mariana Azevedo.
Transformação
O estímulo funciona bem para a paciente e estudante de letras Carla Rocha, 33 anos, moradora do Lago Sul. ;O jardim florido é um ótimo chamativo para a arte. Gosto de fotografar esse lugar. Me sinto muito bem aqui. O bom é transformar em paisagem até os nossos problemas. Aprendemos a buscar a natureza, a criar.; Carla tem no jardim uma das fontes de inspiração para as poesias que compõe. É nesse espaço da natureza, afinal, que os terapeutas trabalham diversos valores humanos com quem tem alguma dificuldade emocional. ;Cada planta que nasce é diferente e todas elas convivem em harmonia. Isso é o mais importante;, afirmou Mariana. ;Aqui nós aprendemos a eliminar o que não presta. De dois em dois meses, o mato cresce e aprendemos a separar as plantas boas;, ensinou Marcos Marques, 52 anos.
A terapia é uma forma de sair do estresse do dia a dia. ;A fraqueza acaba sendo a nossa força quando notamos o belo e dedicamos nosso tempo a algo verdadeiramente bonito. O jardim embeleza a alma das pessoas;, acredita Carla. Os terapeutas comemoram essa troca entre os pacientes e a comunidade. Enquanto eles exercitam suas habilidades, quem mora ali perto tem a vista de um jardim bem-cuidado e ainda pode usufruir das frutas e das ervas medicinais.
Para alguns pacientes, a prática traz uma melhora significativa. ;Acontece aos poucos. Facilita o tratamento, traz lembranças da infância, surgem questões. É uma interação muito boa com o meio;, explicou Mariana. ;É muito importante desenvolver uma prática laboral, ter interesse em cuidar do ciclo vital;, acrescentou o terapeuta Marco Aurélio Freitas. Henrique de Carvalho, 31 anos, vê no trabalho realizado no jardim um grande aprendizado de como viver em sociedade. ;Esse meio de limpeza mostra a força do homem. Eu me sinto útil e muito melhor quando estou aqui, colaborando com a minha cidade;, conclui.
Poesia
O jardim
De Carla Rocha
Nos jardins de minhas loucuras
As flores nascem nos céus
E na terra há devastação
Mas sábias são minhas mãos
Pois faço da semente e do barro
Os instrumentos de minha criação
E a terra esta que fui em guerra
Converte-se em pequena solidão
E na ausência do belo e sereno
Trouxe as flores do céu para o chão