postado em 03/03/2010 12:02
Depois de muitas idas e vindas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan adiou mais uma vez a eleição para presidente. O cargo está vago desde dezembro, quando Alírio Neto (PPS), renunciou. Além disso, na sessão desta quarta-feira (3/3), a comissão perdeu, também, o relator. Raimundo Ribeiro (PSDB), que havia sido indicado por Neto, deixou o lugar por acreditar que faz mais sentido que a relatoria seja indicação pelo novo presidente. [SAIBAMAIS]A nova prorrogação das atividades pretendidas para hoje deve-se a ausência de um dos integrantes da CPI, Batista das Cooperativas (PRP), que está doente e não compareceu à reunião desta manhã. Um novo encontro foi marcado para 15h da próxima segunda-feira (8/3), quando os deputados devem votar o novo presidente da comissão. Com a saída de Ribeiro da relatoria, é esperada, para este mesmo dia, a indicação de um novo relator, pelo presidente eleito. O cronograma de atividades da comissão será votado, apenas, em uma sessão ordinária marcada para quarta-feira da semana que vem (10/3), às 10h.
Embora os parlamentares não tenham cumprido a pauta esperada para esta manhã, aprovaram um requerimento do deputado Paulo Tadeu (PT), que também integra a comissão. No documento, pede-se à Polícia Civil do Distrito Federal informações sobre as denúncias do mensalão do DEM, como ficou conhecido o escândalo político que veio à tona em 27 de novembro com a Operação Caixa de Pandora. Outros integrantes também apresentaram documentos, mas eles não serão apreciados hoje por conta da ausência de Batista das Cooperativas. É o caso de Reguffe (PDT) que pediu ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) aceleração na auditoria de documentos, e à Procuradoria-Geral do DF, uma relação dos contratos firmados com o governo que tiveram parecer contrário.
No mais, os distritais que compõem a CPI ; também faz parte Eliana Pedrosa (DEM), apeciam a leitura das atas das reuniões passadas.
Com informações de Luisa Medeiros