postado em 06/03/2010 08:01
O comércio faz a última chamada para as liquidações de verão. A promessa de preços mais baixos e melhores condições de pagamento segue, no máximo, até o fim da próxima semana. Depois disso, os anúncios promocionais somem das vitrines e os produtos da nova coleção passam a ocupar as prateleiras. Para ajudar os lojistas a queimar o estoque antigo, shoppings da cidade aproveitam esta época para lançar os tradicionais bazares, com descontos que podem chegar a 70%.A segunda quinzena de março marca o início de um novo ciclo para o comércio, após o marasmo em janeiro e fevereiro(1). Este ano, muitos comerciantes decidiram antecipar as promoções para se diferenciar da concorrência e conseguir atrair mais clientes. Algumas foram anunciadas ainda em dezembro. ;Agora é a última oportunidade para aproveitar produtos com bons preços;, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Antônio Augusto de Morais.
O Shopping Liberty Mall apostou no conceito de outlet (2)como estratégia para movimentar o shopping nesses últimos dias de promoção. O bazar montado no segundo piso, com a presença de 17 grifes, começou ontem e termina hoje, às 20h. ;A ordem é vender tudo e não deixar sobrar nada no estoque. O desconto é real. Essa foi uma das exigências para que, nos próximos anos, a ideia se repita;, conta a gerente de Marketing do shopping, Priscilla Lacerda. ;Bazar é bazar. Se o cliente percebe que o preço não caiu, ele não acredita na proposta e não volta no ano seguinte;, completa.
Roupas com estampas florais e cores fortes estão expostas no Liberty Mall. As peças que fizeram a moda do verão devem atrair, por dia, 5 mil pessoas a mais ao centro comercial, estima a organização. Em dias normais, cerca de 15 mil clientes circulam pelos corredores. Um DJ foi contratado para animar as compras. A loja O Boticário montou um estande de beleza, onde são dadas dicas de automaquiagem. Há ainda um espaço em que os visitantes podem receber massagem.
O bazar do Brasília Shopping está em sua nona edição. Pela terceira vez, os organizadores optaram por não montar um espaço específico para ele. ;As promoções ocorrem dentro das lojas. Assim os clientes têm mais conforto e tranquilidade;, justifica a gerente de marketing, Anapaula Cunha. O shopping investiu R$ 120 mil na ação. A previsão é que as 113 lojas participantes faturem 10% a mais que no último bazar. Geralmente, a queima de estoque é anunciada duas vezes ao ano. (DA e MB)
1 - Queda nas vendas
O varejo amargou uma redução de 18,96% no volume de vendas em janeiro, em relação ao mês anterior. Com exceção das papelarias, todos os segmentos pesquisados pelo Instituto Fecomércio começaram 2010 vendendo menos. Em comparação com janeiro de 2009, no entanto, as vendas aumentaram 0,84%.
2 - Desencalhe
O termo é usado para descrever lojas ponta de estoque, que têm como estratégia vender volumes elevados de mercadoria com uma margem de lucro relativamente pequena. A palavra inglesa tem um sentido original mais geral e simples: significa, a rigor, apenas saída.
; Onde comprar
Bazar do Liberty Mall
- Até as 20h de hoje, no segundo andar do shopping
- Produtos de 17 lojas com descontos de até 70%
Bazar do Brasília Shopping
- Hoje até as 22h e amanhã, das 12h às 20h
- Produtos de 113 lojas com descontos de até 70%
; Jeito de economizar
O dinheiro da universitária Maraísa Oliveira, 25 anos, tem endereço certo todo início de ano. Primeiro, as liquidações de shoppings para descartar o estoque acumulado após as festas de fim de ano. Depois, os bazares, que são o rescaldo do rescaldo. ;No bazar, as lojas colocam os produtos que não saíram durante as liquidações. Então, o preço cai ainda mais do que nas promoções de janeiro. Já vi produto de R$ 500 que teve o preço reduzido para R$ 100. Quem garimpa encontra coisas bacanas e baratas;, ensina.
Experiente em bazares, Maraísa sabe como se comportar durante as compras: vai atrás daquilo que chama de peças-chave. ;Não compro nada que esteja muito flagrantemente na moda. As lojas estão desovando o estoque da estação que está terminando, então você tem que procurar peças que são atemporais. Um vestidinho de verão que ainda dê para usar no ano seguinte, por exemplo, é uma boa;, diz.
A estudante conta que folheia revistas de moda antes de ir às compras, e faz um mix de peças que são tendência com outras mais básicas. ;Dá para montar um guarda-roupa inteligente;, resume Maraísa, que marcará presença nos dois bazares programados para este final de semana.
Consultora de imagem, Rosanna Tarsitano lembra que as compras tendem a ser melhores quando o consumidor sai de casa sabendo o que já tem no armário. ;É bom fazer uma faxina antes;, sugere. Ela conta que, apesar das promessas de grandes descontos, é importante conferir o preço na etiqueta e perguntar quanto o produto custava antes. ;Antes de se apaixonar por uma peça, tente verificar se o desconto é verdadeiro;, diz.
Outra dica da consultora é não ter pressa. Vasculhar as prateleiras com calma e ter dinheiro em mãos para pagar à vista são outras orientações que podem provocar bons resultados. (DA e MB)