Distribuidos em 271 viaturas, entre carros e micro-ônibus, 1.790 policiais militares de todo o Distrito Federal participaram, na noite de sexta-feira (5/3), da Operação Arcanjo. O trabalho resultou na apreensão de drogas e armas de fogo. Em Ceilândia, os militares evitaram uma tentativa de homicídio.
A operação, que aconteceu das 19h30 às 4h da madrugada deste sábado (6/3), foi desencadeada para evitar sequestros relâmpago, porte ilegal de arma, porte, uso e tráfico de drogas, furto e roubo de veículos e pedestres e ainda captura de foragidos da justiça. Blitzes e patrulhamentos ocorreram em todo o DF.
Nos dados divulgados pela comunicação social da Políca Militar, 8662 pessoas foram abordadas na operação, sendo que 14 foram encaminhadas às delegacias das regiões.
Com a operação Álcool Zero, 31 motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas e três deles também foram presos, por apresentarem concentração de álcool superior a 0,34 mg/l de ar alveolar, o que é considerado crime.
Apreensões
São Sebastião - 60 trouxinhas de maconha e uma arma de fogo
Planaltina - 13 trouxinhas de maconha e uma arma de fogo
Paranoá - 4,295 kg de maconha
Sobradinho - 40 pedras de crack
Taguatinga - uma arma de fogo
Samambaia - Uma arma de fogo
Asa Norte e rodoviária do Plano Piloto - drogas (sem identificação e quantidade)
Em Ceilândia
Na operação em Ceilândia, que contou com 100 PMs, os policiais do 8; Batalhão evitaram que um homem fosse assassinado. De acordo com o soldado Paulo Raimundo Costa, por volta das 0h35 deste sábado (6/3), três homens conversavam em uma parada de ônibus, na CNM 01, próximo a um posto da PM, quando começou uma discussão. Ricardo Gurjackes Carneiro, 34 anos, e Jefferson Michel de Oliveira, 30, se uniram para agredir Rodrigo Alves de Souza, 29. "Um deles o segurou enquanto o outro o esfaqueva", contou o soldado.
Os policiais levaram Rodrigo ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e a dupla encaminhada à 15; Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro). De acordo com o soldado Paulo Raimundo, a vítima foi ferida principalmente nos membros superiores e inferiores e não corre risco de morrer.
Uma mulher foi presa, por volta das 22h de sexta (5), enquanto os PMs abordavam pessoas no bar Esquina 21, na QNM 21. Lúcia Ferreira de Melo, 36, jogou no chão uma balança de precisão e uma porção de cocaína. Ao chegar na 19; DP (P Norte), foi constatado que Lúcia é foragida da polícia por tráfico de drogas.
Um pouco mais tarde, por volta das 2h, na QNP 16, os policiais abrodaram três rapazes conversando, dois dentro de um Siena de cor prata e um do lado de fora. Ao se aproximarem, Jacó José Araújo, 30, que estava do lado de fora, tentou esconder uma arma, jogando-a para debaixo do carro. Aos PMs, os rapazes disseram que não conheciam Jacó. O trio foi levado à 23; DP (P Sul), onde o homem foi autuado por porte ilegal de drogas.