Cidades

Começa nesta segunda-feira vacinação contra a gripe A

postado em 08/03/2010 12:06

Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF (SES) até dezembro de 2009, foram registrados 678 casos e 10 óbitosA Influenza A, popularmente conhecida como gripe suína, doença que causou medo, mobilização e deixou traumas na população durante o ano passado, passa a contar com uma alternativa de prevenção. Trata-se da estratégia de vacinação contra o vírus H1N1 que começa nesta segunda-feira (8/3) em todo o Distrito Federal. A expectativa é de que 1 milhão 270 pessoas sejam vacinadas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF (SES) até dezembro de 2009, foram registrados 678 casos e 10 óbitos. Este ano, duas pessoas contraíram a enfermidade, mas não há registros de morte. A vacinação tem o objetivo de diminuir os riscos de contaminação da gripe e a mortalidade. A eficácia é de 95%.


Etapas

Serão imunizados grupos específicos, em cinco etapas, de aproximadamente duas a sete semanas. De acordo com a chefe do Núcleo de Mobilização da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Ana Maria Rocha, esses grupos foram selecionados por serem considerados como os mais vulneráveis. ;A seleção foi feita pela vulnerabilidade das pessoas, que foram as mais atingidas pela doença;, explica.

Desta segunda-feira (8/3) até 19 de março acontece a primeira etapa voltada para os trabalhadores de serviço de saúde e os indígenas. De acordo com Ana Maria Rocha, os profissionais de saúde serão os primeiros a serem imunizados devido a necessidade de estarem saudáveis para manter o funcionamento dos serviços e atendimento a população. ;Se ficarem doentes não podem atender a população. Por isso, fazem parte do primeiro grupo;, ressalta.

As próximas etapas são dedicadas para as gestantes, crianças de 6 meses e menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, renais, hematológicas, dentro outros), jovens e idosos.


Segundo a chefe do Núcleo de Mobilização do SES, a partir de 6 meses de idade, todas as pessoas podem ser imunizadas. ;As restrições são para quem tiver reação alérgica a algum componente da vacina ou portadores de alguma doença grave;.

[SAIBAMAIS]A vacinação acontecerá nos postos de saúde e hospitais das regiões administrativas. A expectativa é de que 28 mil pessoas, entre profissionais de saúde e indígenas, recebam a dose entre amanhã e o dia 19. Para se vacinar é necessário levar a carteira de identidade e o cartão de vacinação, se tiver.

Saiba mais sobre a doença

O que é? É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). É transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

T
ransmissão: Por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao falar, espirrar, ou tossir ou por meio das mãos, que podem carregar o vírus para a boca, nariz e olhos.

O período que uma pessoa pode transmitir a doença é de um dia até 5 dias após o início dos sintomas.

Como evitar:

1. Higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
3. Usar lenço de papel descartável;
4. Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
5. Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 7 cinco dias após o início dos sintomas);
6. Evitar aglomerações e ambientes fechados (devem-se manter os ambientes ventilados).

Tratamento: Vacinação ou procure um hospital ou posto de saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação