postado em 08/03/2010 17:40
A deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM) foi escolhida a nova presidente da CPI da Codeplan, criada para investigar denúncias de um suposto esquema de corrupção nos últimos 19 anos de gestão do governo local. A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (8/3), em uma sessão ordinária da comissão, e definiu como relator o petista Paulo Tadeu e como vice-presidente o pedetista José Antonio Reguffe.Uma das primeiras ações da CPI, segundo Reguffe e Paulo Tadeu, será a convocação do ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. Ele é o autor das denúncias que desencadearam a Operação Caixa de Pandora, em 27 de novembro do ano passado.
O cargo de presidente da CPI estava vago desde dezembro, quando Alírio Neto (PPS) renunciou. Além disso, na última quarta-feira (3/3), a comissão perdeu também o relator. Raimundo Ribeiro (PSDB), que havia sido indicado por Neto, deixou o lugar alegando que a relatoria deveria ter indicação do novo presidente.
Após assumir o cargo, Pedrosa anunciou a próxima reunião da CPI para quarta-feira (10/3). A previsão é que o relator apresente, na ocasião, um cronograma de trabalho sobre as oitivas, para ser aprovado. A nova presidente é ex-secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda da gestão Arruda.