postado em 09/03/2010 16:09
O Metrô-DF se prepara para o aumento de demanda pelo transporte que ocorrerá com a chegada dos novos trens, a partir de abril deste ano, e a integração definitiva dos sistemas de bilhetagem (ônibus e metrô). Desde o sábado (6/3), 144 novos funcionários terceirizados foram chamados para trabalhar nas estações. Eles estão divididos no atendimento dos guichês, com 106 pessoas, e em funções administrativas e de supervisão, com 38 funcionários.Com isso, nos fins de semana, a capacidade é de 53 guichês funcionando ao mesmo tempo no horário comercial e de dois atendentes em cada uma das 23 estações ; o dobro do habitual. Nos dias de semana, o atendimento continuará com dois guichês por estação. No entanto, o número poderá ser ampliado para três a cinco guichês em horários de pico, o que deve acontecer no final da tarde nas estações Central, Galeria e Arniqueiras.
Além disso, cerca de 60 metroviários que trabalhavam na venda de bilhetes, foram destacados para o auxílio aos usuários, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção. As mudanças no sistema de bilhetagem só estarão finalizadas em quatro meses. Após o ingresso de novas equipes nos atuais postos de vendas, haverá a montagem e, posteriormente, a implantação da nova tecnologia de bilhetagem.
Greve à Vista
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal deve iniciar greve a partir da próxima segunda-feira (15/3). Eles reinvindicam garantias no Acordo Coletivo de Trabalho, cuja negociação com a Coordenadoria Especial [SAIBAMAIS]para Assuntos Sindicais do GDF (Cepas) e o Metrô-DF, deve ser encerrada no dia 1; de abril. De acordo com a categoria - de cerca de mil trabalhadores - eles são os servidores concursados com os menores salários.