Embora tenha o hábito de receber diariamente pessoas que sofrem por alguma doença, o Hospital Regional do Gama (HRG) também tem motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (12/3), o hospital completa 43 anos de atividades. Para festejar a data e as melhorias do estabelecimento, a diretoria geral de Saúde preparou uma programação com café da manhã, exposição gastronômica, missa, culto e apresentação do Coral de Idosos. A ação começou na manhã desta quarta-feira (10/3) e segue até sexta-feira.
O HRG recebe, diariamente, uma média de mil pacientes em todas as especialidades atendidas e 180 no atendimento laboratorial. Dois mil funcionários dão conta de todo o atendimento a população. Na emergência, as especialidades atendidas são: clínica geral, ortopedia, pediatria, cardiologia, neurologia, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Mas, as mais procuradas são a clínica médica e ortopedia.
De acordo com o diretor do Hospital Regional do Gama, Robson Brito, a proposta da direção é promover uma gestão compartilhada entre os servidores e a diretoria. "A comemoração é uma forma de trazer o servidor para perto, assim é possível melhorar a qualidade de atendimento", ressalta. Para ele, dessa forma os pacientes serão melhores atendidos e terão mais qualidade de vida.
Infraestrutura
A estrutura do hospital conta com 519 leitos que internam pacientes em diversas especialidades. Segundo Brito, o lactário, pronto socorro infantil, guaritas e estacionamento estão em fase de reforma para melhorar o atendimento. "Acabamos de entregar o Centro de Ginecologia e Obstetrícia. A intenção é garantir que a população tenha melhor atendimento".
O enfermeiro Moacir Luiz da Conceição trabalha dentro dos centros cirúrgicos do Hospital do Gama, há 26 anos. Para ele, a data merece ser comemorada. "Enfrentamos dificuldades, mas sempre trabalhamos muito para que o paciente não seja prejudicado", afirma. Segundo Conceição, o atendimento melhorou por conta do esforço dos funcionários.
Mutirão
De acordo com o enfermeiro, desde abril do ano passado, o HRG organiza mutirões de cirurgia para diminuir o tempo de espera dos pacientes nas filas de ortopedia, cirurgia geral e ginecologia. De abril até março deste ano, foram realizadas 277 cirurgias ortopédicas. As cirurgias gerais começaram em setembro e atenderam 132 pacientes. O mutirão de ginecologia começou este mês e já operou 41 mulheres.