Jornal Correio Braziliense

Cidades

Grupo faz proposta de um cinquentenário caseiro

Um grupo de artistas do Distrito Federal se movimenta para promover uma alternativa local para os 50 anos da fundação de Brasília. Na próxima quarta-feira, representantes de movimentos culturais da cidade têm encontro marcado com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para apresentar o projeto. A ideia é fazer uma festa com duração de 50 horas ininterruptas, a partir da 0h de 20 de abril, só com artistas ligados à nova capital. O evento seria chamado ;Brasília, outros 50;.

O Governo do Distrito Federal, por sua vez, anunciou as presenças da cantora baiana Daniela Mercury, da banda de rock emo NX Zero e do grupo de pop rock nacional Paralamas do Sucesso. Esse último é o único cujos integrantes da banda têm alguma ligação com Brasília, o que causa indignação ao movimento cultural local. ;Não queremos ser penetras na nossa própria festa;, justificou Rênio Quintas, maestro e pianista, integrante do Fórum de Cultura do Distrito Federal.

Com o apoio da base governista da bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, na semana passada Quintas e demais idealizadores da festa alternativa se encontraram com Juca Ferreira no Ministério da Cultura (MinC). A execução da festa alternativa custaria R$ 1,1 milhão e sairia dos cofres federais. O evento seria no gramado em frente à sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Setor de Divulgação Cultural, no Eixo Monumental.

O ministro teria gostado da iniciativa e pedido urgência na elaboração da programação, segundo relato de Quintas. ;Ele (ministro) disse que apoiaria e agregaria algumas ações do ministério à programação;, relatou o maestro. A assessoria de imprensa do MinC confirmou que haverá um encontro na próxima quarta-feira, mas não garantiu que Ferreira teria aprovado a proposta.

A assessoria de imprensa da Brasiliatur, empresa de turismo do GDF, responsável pela organização e pela divulgação da festa na Esplanada dos Ministérios, informou que artistas locais seriam prestigiados nos shows. Mas, na programação oficial divulgada para a imprensa, não constam nomes de bandas locais no palco principal, apenas nos shows de bandas religiosas. O evento do GDF já teve como atração principal o ex-Beatle Paul McCartney, a cantora pop Madonna, o grupo de pop irlandês U2, a cantora colombiana Shakira e a estrela norte-americana Beyonc;. Mas, depois da crise política que atingiu a capital da República, nenhuma das atrações internacionais confirmou presença. Ainda assim, o custo estimado da festa é de R$ 10 milhões. (DB)