postado em 14/03/2010 10:53
Uma criança foi deixada sozinha na madrugada deste domingo (14/3), no conjunto 9 da quadra 110, em Samambaia. Segundo familiares, o menino, de 4 anos, dormia quando a mãe saiu para ir a uma festa na mesma quadra. Todos foram levados à 32; Delegacia de Polícia (Samambaia Sul) para apuração dos fatos. De acordo com a Polícia Militar, que resgatou o menino, moradores acionaram a corporação que, por volta de 2h30, chegou ao local e encontrou a criança, sozinha, chorando, segurando na grade do quintal. Vizinhos contam que o menino, além de sozinho, estava sem camisa, acompanhado de um cachorro.
Para resgatar a criança, os policiais serraram o cadeado. A PM afirma ter esperado que alguém da casa aparecesse por cerca de 30 minutos, mas como ninguém chegou, os policiais decidiram levar o menor para a delegacia. No caminho, eles foram abordados por uma senhora que se dizia tia do menino e a encaminhou à DP também, para onde a mãe da vítima foi em seguida.
Segundo parentes, por volta de 0h, a mãe saiu para uma festa na mesma quadra e deixou a criança, de dormia desde 18h, em casa. Eles ressaltam que, a cada 30 minutos, alguém ia até a residência para ver se estava tudo bem com o menino. A família acredita que a criança acordou, abriu a porta dos fundos e foi para a frente da casa. Negam que houve negligência por parte da mãe e consideram o ocorrido um exagero da polícia.
O delegado de plantão da 32; DP, Alexandre Godinho Ribeiro, não indiciou a mãe da criança. Ele vê a necessidade de maiores esclarecimentos para se configurar ou não o crime de abandono de incapaz.