Cidades

DF tem 1.956 casos de dengue confirmados em 2010

postado em 16/03/2010 17:29

A Secretaria de Saúde do DF divulgou, nesta terça-feira (16/3), novos números da dengue no Distrito Federal. De janeiro até hoje foram notificados 4.294 casos suspeitos, sendo que 1.956 já foram confirmados. Desse número, 1.653 pessoas contraíram a doença no próprio DF.

De acordo com a secretaria, duas pessoas morreram devido à dengue e cinco óbitos estão sob investigação. A região que apresenta o maior número de casos confirmados é a Asa Norte (588), seguida por Planaltina (299), Itapoã (256), São Sebastião (127), Paranoá (99) e Guará (87).

Em relação ao mesmo período de 2009 houve um variação de 648% no número de casos notificados, 1.503% de casos confirmados e 2.671% de casos no DF.

Reforço no combate à doença


Duzentos homens das Forças Armadas começam a ser treinados nesta quarta-feira (17/3) para reforçar o combate à dengue no Distrito Federal. Ao todo, 100 homens do Exército, 50 da Marinha e 50 da Aeronáutica vão passar por oito horas de aulas teóricas. Nas próximas quinta (18) e sexta-feira (19/3), serão aulas práticas.

Curiosidades


  • O mosquito não faz zumbidos
  • Ele ataca apenas durante o dia
  • Apenas a fêmea é ativa
  • Uma fêmea põe até 500 ovos
  • A picada do Aedes aegypti dói menos que a de um borrachudo e muitas vezes a pessoa nem percebe que foi picada

    Sintomas

    De acordo com a chefe da clínica-médica do Hospital Regional do Paranoá, Gilda Fonseca, as reclamações mais frequentes dos pacientes com suspeita de dengue são dores de cabeça, dores pelo corpo e febre. Perda de apetite, náuseas e diarreia são menos comuns. Também há relatos de coceiras pelo corpo. A manifestação mais rara é a tosse. Segundo a médica, ela quase só existe na literatura médica.

    A orientação para casos mais brandos é a mesma: ingerir líquidos, boa alimentação e repouso. ;No caso da gripe, a gente recomenda repouso, vitamina C e cama. A regra da dengue também é simples assim;, relata. Casos mais graves, com sangramento das mucosas, devem ser tratados nos hospitais.

    Tira-dúvidas

    Inseticida spray mata o mosquito da dengue?
    Existem dois tipos de inseticidas spray: os organofosforados, ou carbamatos, que matam, e os piretroides, que na realidade paralisam o mosquito causador da dengue. Deve-se, no entanto, utilizar com cuidado os inseticidas a base de organofosforados, substância que, em excesso, pode alterar o sistema nervoso.

    O inseticida de tomada combate o mosquito da dengue?
    Os repelentes elétricos são extremamente eficazes no caso do mosquito da dengue.

    Ele pode ficar ligado durante as 24 horas do dia? E em um quarto fechado?
    Os repelentes elétricos devem ser mantidos ligados 24 horas por dia, porque o mosquito da dengue pica durante o dia.

    O repelente do tipo espiral também combate o mosquito?
    O espiral também combate o mosquito, mas com menor eficiência do que o elétrico.
  • Tags

    Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação