postado em 18/03/2010 07:29
O Capital Fashion Week (CFW) é a vitrine da qual muitos produtores de moda do Distrito Federal precisam para deslanchar. Em mais uma edição do evento que começa hoje, no Teatro Nacional, artistas locais vão expor seus produtos à espera de bons negócios. Roupas, bolsas, joias e outros acessórios criados por mulheres de 15 associações estarão à venda durante os três dias de desfiles.As expositoras foram treinadas desde janeiro para adequar os produtos ao público do evento. Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo vouyer do Teatro Nacional até sábado. Estilistas de todo o país e do exterior, principalmente da Itália, receberam convites para conferir de perto a produção da capital federal. As vendas serão feitas no varejo e no atacado.
O espaço destinado aos negócios da moda é chamado no evento de Capital Fashion Business, iniciativa que teve início dois anos atrás, mas até então ocorria de forma bem tímida. ;Nosso objetivo agora é vender mesmo. As pessoas produzem coisas diferentes no DF, mas sabemos da dificuldade de comercialização;, comenta a coordenadora do CF Business, Walquíria Pereira Alves.
A intenção é associar a moda do DF ao conceito de sustentabilidade. ;O Rio de Janeiro é a capital da moda por natureza. São Paulo faz o trabalho de fortalecer as grandes marcas. Brasília surge no cenário nacional com essa identidade do ecologicamente correto;, compara Walquíria. ;Os consumidores não querem mais só tendência. Preocupam-se também com o lado social;, completa.
Cerca de 300 artesãs e designers estão envolvidas no CF Business. A renda mensal média dessas mulheres com a venda dos produtos gira em torno de R$ 400. A organização do evento espera que, nos próximos quatro meses, haja um salto de pelo menos R$ 200. Com isso, o total movimentado mensalmente pularia de R$ 120 mil para R$ 180 mil, um aumento de 50%.
Em preparação para o CF Business, o trabalho no ateliê de Luzilene Sabino, 40 anos, seguiu frenético até ontem. A idealizadora da marca Sebastianas torce por um resultado melhor do que o do ano passado, quando 100 bolsas foram vendidas. ;Começou só com as idosas aqui de São Sebastião e agora até as madames do Lago Sul estão usando nossas bolsas;, comemora.
Quem levou as bolsas Sebastianas para casa no evento de 2009 virou cliente fiel. ;A gente ficou conhecida na cidade. Todos os que compraram continuam comprando sempre que surgem modelos novos;, diz Luzilene, que conta com a ajuda de sete mulheres na confecção das bolsas. ;A gente faz tudo com carinho e me sinto orgulhosa por estar dando certo;.
Roupas e almofadas da marca Callas, também produzidas em São Sebastião, garantiram presença pela segunda vez no CF Business. ;Depois do evento no ano passado, veio até um pessoal de São Paulo visitar a gente. Disseram que queriam vender nossas coisas para o exterior, acredita?;, comenta a artesã Zenailda Bisto, 47 anos. Duas peças da Callas estarão na passarela do CF Week.
Importância nacional
Idealizado pela empresária Márcia Lima em 2005, o Capital Fashion Week é considerado o terceiro mais importante evento de moda do país, ficando atrás do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week. Ocorre duas vezes por ano, em março e agosto. Esta edição de inverno será a oitava.
Convidadas
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira do evento, convidou três empresas italianas ; Missoni, Mabro-Antichi Telai e Renato Balestra ; para desfilarem nesta edição do CF Week. Em 2009, a visita dos italianos rendeu cinco grandes pedidos de lacres e bordados do DF.
Inspiração no cerrado
Um dos destaques do Capital Fashion Business serão as joias inspiradas na flora do Planalto Central. Ao todo, estarão à venda 28 peças produzidas no DF e no Entorno, com referência a ipês- roxos, tronco de pequi e coquinhos. ;Ninguém faz nada parecido no país todo. Temos produtos diferentes, somos arrojados;, diz a coordenadora do projeto de gemas e joias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), Cláudia Peralta.
Programação
A edição de inverno do Capital Fashion Week 2010 começa hoje às 17h30, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A programação completa está no site . A entrada na área onde está montado o Capital Fashion Business é aberta a toda a população. O acesso aos desfiles é restrito a convidados.