Cidades

Caminhada vai comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down

postado em 18/03/2010 13:54

Uma caminhada marcará o Dia Internacional da Síndrome de Down no Distrito Federal, neste domingo (21/3). O evento será realizado pela Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cord/DF), às 9h30, no estacionamento do Parque da Cidade, próximo à administração.

Essa caminhada é realizada pela Cord/DF há 10 anos. Nessa edição, a instituição espera reunir, pelo menos, 250 pessoas durante o evento. Dentre os participantes já está confirmada a presença de portadores de Síndrome de Down e familiares vinculados a diversas associações que atuam no DF. O percurso não está definido, mas o tempo de duração da caminhada deve ser de aproximadamente 30 minutos. Os presentes usarão camisetas e faixas.

Conscientização

De acordo com o coordenador da Cord/DF, Fernando Cotta, o evento é importante para chamar a atenção da sociedade e das autoridades políticas para a situação do portador da síndrome no DF. ;Ainda há muito que se trabalhar para que a comunidade conheça e saiba lidar com os portadores de necessidades especiais. Também será importante para que os representantes do governo se atentem às necessidades escolares e de saúde dessa parcela da população;, disse Fernando.

Para Fernando Cotta, ainda há um caminho longo a ser percorrido. ;A desinformação é um grande problema. Ainda tem gente que me pergunta se a Síndrome de Down é uma doença que pega. É preciso esclarecer esses pontos para que as pessoas apreendam a conviver com os portadores;, desabafa Fernando.

A data

Cotta explica que o dia 21 de março foi escolhido por fazer alusão à alteração no número de pares de cromossomos que os portadores da síndrome apresentam. A maioria das pessoas possui 23 pares de cromossomos, mas os Down têm apenas 21, daí a data 21/3.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação