Cidades

Alunos da Escola Classe 206 Sul se deslumbram com o aprendizado da mais antiga técnica de fotografia

Projeto é coordenado pelo fotógrafo José Rosa

postado em 19/03/2010 10:00
Rosa e as crianças: encantamento geral com a confirmação dos resultados da experiência com a fotografia;A leitura do mundo precede a leitura da palavra.; A frase do educador Paulo Freire inspirou a criação do projeto Janelas da Alma, na Escola Classe 206 Sul. Nele, o lema é estar de olho no mundo, para fazer a diferença. Durante as atividades, os professores e convidados apresentam às crianças várias possibilidades de linguagem que as ajudam a se expressar e a compreender a vida e a sociedade. Durante toda esta semana, os meninos e meninas de 5 a 10 anos aprenderam a enxergar a realidade por meio de uma câmera de pinhole.

A técnica fotográfica é considerada uma das mais antigas do mundo e consiste em montar artesanalmente uma câmera sem lentes, na qual um pequeno furo capta a luz, transmite-a para dentro de um objeto escuro (nesse caso, latinhas forradas de preto por dentro, para não haver reflexão da luz) e imprime a imagem em um papel fotográfico preto e branco. Um pedaço de papelão serve como obturador. O fenômeno parece mágica, mas pode ser explicado pelas leis da física. Qualquer espaço protegido da luz pode ser uma pinhole.

O fotógrafo José Rosa, autor do projeto Foto Lata, foi o escolhido para apresentar o modo alternativo de fazer imagens aos alunos. Os 250 estudantes da EC 206 puderam experimentar a novidade. Divididos em turmas de 10 integrantes, eles entraram no trailer fotográfico de José Rosa. O artista fez do veículo uma câmera fotográfica gigante. Um furo na lateral do carro serve como porta de entrada para a luz do sol. As imagens do lado de fora ficam gravadas em um vidro fosco e translúcido no interior do trailer, na altura do buraco, em cima de um suporte. Em seguida, um papel é afixado em cima da chapa de vidro e absorve os contornos do desenho da realidade. Depois disso, é só revelar a imagem na solução química apropriada, com apenas a luz vermelha ligada.

Simples e complexo
Os pequenos acompanharam todo o procedimento de dentro do trailer. Em um primeiro momento, muitos não acreditavam no sucesso da experiência. Mas, à medida que a fotografia tomava forma, o encantamento ficava evidente no rosto de cada um. Depois de aprender a técnica, eles poderão confeccionar as próprias câmeras de latinha em oficinas. ;O trailer faz o papel da lata nesse caso. Há quatro anos, uso o carro para levar a técnica a vários locais. O que me encanta nesse jeito de fotografar é a simplicidade, a maravilha da luz e a possibilidade de desmistificar a complexidade técnica;, explicou José Rosa. ;A foto é tão simples quanto o olhar e tão complexa quanto a vida.;

O estudante da 3; série Osvaldo Leonardo dos Santos, 9 anos, ficou impressionado com o funcionamento do pinhole. ;Foi muito legal quando ele revelou a foto. Ninguém acreditava que dava para tirar foto com um trailer. Eu só acreditei quando vi. Pensei que o trailer era só uma casa que anda;, disse. Vitor Machado, da mesma idade, já havia ouvido falar da latinha que tira fotos, mas não tinha certeza de sua existência. ;Fiquei feliz por ser verdade. Sou ;fotogênico;, adoro foto;, disse.

Aprender sobre fotografia é apenas uma das atividades que ajudam a expandir a sabedoria dos pequenos estudantes. As turmas frequentam sempre a sala de leitura onde funciona o projeto Janelas da Alma, comandado pela professora Cristina Torres. Ali, as crianças aprendem sobre literatura, teatro, jornalismo e outras formas de comunicação. Os temas predominantes são meio ambiente e valores humanos. ;Eles vão descobrindo por si mesmos as formas de conhecer o mundo. Damos as ferramentas para construírem as próprias ideias. É uma forma de estimular uma percepção emotiva, sensível e mais humanizada. É um caldeirão de linguagem;, relatou Cristiana.

ETIMOLOGIA
Pin quer dizer alfinete ou furinho. Hole significa buraco. Pinhole (pronuncia-se pinrôle) significa algo como um buraco de agulha. Foto remete a luz e grafar, a imprimir. Assim, fotografar é considerado o ato de imprimir imagens por meio da luz.

Para saber mais

Como fazer

Montar uma câmera de pinhole é fácil. Basta ter em mãos um recipiente como uma lata de achocolatado ou leite em pó, por exemplo. O primeiro passo é pintar o interior da latinha de preto. Em seguida, faça um buraco com um prego no recipiente. Como o furo deve ser bem pequeno, cubra-o com um papel alumínio e abra um pequeno orifício com a ponta de uma agulha ou alfinete. Coloque um pedaço de papel fotográfico preto e branco de tamanho médio dentro da lata. Use um pedaço de cartolina para abrir e fechar a entrada da claridade.

O tempo de exposição vai depender da intensidade da luz. Normalmente, são necessários 30 segundos para captar a cena. Na hora de revelar, é preciso ter uma sala com apenas luz vermelha e o material químico adequado. A projeção de imagens por esse método é uma lei física. Antes da invenção da fotografia, as projeções por esse meio possibilitavam a visualização de eclipses e o estudo das estrelas. Nas artes, as imagens serviam de molde para artistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação