Cidades

Marcelo Gleiser encerrará a programação de boas-vindas aos calouros na UnB

postado em 23/03/2010 08:45
A partir das 9h, uma palestra com o físico, professor, escritor e roteirista Marcelo Gleiser promete movimentar o câmpus do Plano Piloto da Universidade de Brasília. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas presenciem a aula da inquietação, que encerra as atividades de boas-vindas aos calouros organizadas pela reitoria da UnB. O evento ; realizado no Teatro de Arena, na ala norte do Minhocão ; é aberto a toda a comunidade do Distrito Federal.

Antes, um grupo de estudantes apresentará uma intervenção teatral de 15 minutos sobre trotes. Será a terceira edição da aula da inquietação. Segundo a organizadora Iêda Campos, o objetivo é levar ao câmpus personalidades que ampliem a visão dos jovens. ;Queremos incentivar os estudantes a terem uma rebeldia produtiva, fazerem a diferença dentro da linha de conhecimento ou da área a que resolveram se dedicar;, resume.

Colunista da Folha de S. Paulo e apresentador dos já extintos quadros Poeira nas estrelas (2006) e Mundo invisível (2008), do programa Fantástico da TV Globo, Marcelo Gleiser é conhecido por sua habilidade de falar sobre física, astronomia e ciências em geral de maneira encantadora e facilmente compreensível a leigos. Sua presença na UnB também servirá para o lançamento do livro Criação imperfeita: cosmo, vida e o código oculto da natureza.

Na palestra, Gleiser provocará momentos de reflexão sobre quanto se pode entender do mundo, os limites para o conhecimento científico e o que a ciência moderna diz sobre a origem do universo, da matéria e da vida. Ele explicará como essas questões informam a relação do homem com o universo e abordará ainda o futuro da humanidade no planeta Terra. O debate deve durar uma hora e meia.

Paralelamente aos eventos de boas-vindas aos novos alunos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promove a Calourada. Hoje, das 10h às 12h, ocorre o cadastro de alistamento eleitoral. Das 12h às 14h, assembleia geral dos estudantes para discutir a greve na UnB.Das 14h às 16h, o DCE promove uma espécie de júri popular do Governo Arruda, com espaço para a comunidade identificar problemas e sugerir penas para o governador cassado. Todas as atividades ocorrem no Ceubinho, entrada do ICC Norte. Sexta-feira será a vez do seminário para avaliação dos 10 anos do Fórum Social Mundial, das 8h30 às 18h, na Faculdade de Direito. O encerramento das atividades será neste sábado, a partir das 20h, com shows dos grupos Nação Zumbi, Clima de Montanha, Maskavo, Misbarra, Trio Balanceado, além de discotecagem do DJ Pezão, Criolina e Surf Sessions, no Centro Comunitário da UnB. Informações: www.dce.unb.br

Movimento
Professores e técnicos-administrativos da UnB pretendem aproveitar a aglomeração de estudantes no Teatro de Arena para uma assembleia geral dos três segmentos. A ideia é radicalizar o movimento de greve para tentar uma paralisação total da universidade, a fim de pressionar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a manutenção do pagamento integral da URP (Unidade Relativa de Preços), que corresponde a 26,05% dos salários dos servidores da UnB.


Calendário

Hoje (terça-feira)
9h: Assembleia do Sintfub
12h: Assembleia do DCE
14h: Assembleia da ADUnB

Amanhã (quarta-feira)
16h: Plenária unificada do comando de greve
18h: Confraternização do comando de greve

Quinta-feira
9h: Protesto na Presidência da República

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação