Cidades

Empresas de ônibus e microônibus paralisam atividades nesta terça-feira

Luiz Calcagno
postado em 23/03/2010 10:17

Cerca de 100 mil usuários de ônibus no DF foram prejudicados por uma greve iniciada nesta terça-feira (23/3). Duas empresas de transporte coletivo, Cooperativa de Trabalho do Transporte Autônomo de Passageiros Regular (Alternativa) e da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Cootarde), paralisaram as atividades por tempo indeterminado.

Segundo representantes das cooperativas, o intuito da greve é reivindicar as linhas prometidas por contrato de licitação do Governo do Distrito Federal (GDF) e não foram oferecidas. Da frota de 610 veículos, 30% circulam normalmente no Distrito Federal.

Cerca de 200 ônibus estão parados em volta do Palácio do Buriti. Na frente do órgão, no Eixo Monumental, os veículos ocupam duas faixas, o que causou retenções no trânsito no início desta manhã. Não há bloqueio de Policiais Militares no local.

Reivindicação

De acordo com a categoria, o governo colocou novos ônibus nas linhas que deveriam ser operadas pela Alternativa e Cootarde. Dessa forma, onde circulam, as duas empresas têm poucos passageiros, o que gera prejuízo.

O diretor da Cootarde, Jefferson Luiz Dias, afirma que as empresas estão em negociação com o Transporte Urbano do DF (DFTrans) há quatro meses. ;O governo tem que cumprir o edital. Esses ônibus que estão na nossa linha não passaram por licitações e estão ilegais;, ressalta. Segundo ele, a greve não tem previsão para acabar, pois aguardarão uma resposta do DFTrans.

De acordo com o DFTrans, já houve uma reunião com a categoria recentemente. Nela, foi explicado que existe uma liminar na Justiça que impede esse remanejamento das linhas. O órgão precisa aguardar a liberação da Justiça para resolver o problema.

Reunião

Os representantes da categoria estão reunidos, neste momento, com um representante da Secretaria de Transportes do DF, Adonis Guimarães, para fazer negociações.

Prejudicados

Os ônibus das cooperativas circulam em todo o Distrito Federal, menos em Taguatinga. Os veículos que estão parados em frente ao Buriti são das linhas de Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação