A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou novos dados da dengue nesta terça-feira (23/3). No período de janeiro a março deste ano foram notificados 4.710 casos da doença, sendo que 2.117 já foram confirmados. São 161 novos casos desde a semana passada e 424 a mais notificados.
De acordo com a secretaria, 1.795 pessoas contraíram a doença no próprio DF. Dos 11 óbitos que podem ter relação com a doença, dois foram confirmados, quatro descartados e cinco continuam sob investigação.
Combate
Para combater a dengue de forma eficaz, só há uma maneira: evitar que o mosquito nasça. O vetor da dengue se multiplica rapidamente em água limpa e parada em qualquer tipo de recipiente. Segundo os técnicos da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), mais de 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão concentrados nas residências.
Medidas simples como colocar areia nos pratinhos de plantas, cobrir recipientes que acumulam água - lixeiras, pneus, caixas d;água, tonéis - retirar água de lajes, desentupir calhas, guardar garrafas de vidros ou pet, baldes e vasos vazios e de boca para baixo são importantes no combate ao mosquito.
Sintomas da dengue
[SAIBAMAIS]Segundo a Secretaria de Saúde, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que costumam agir durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.