postado em 23/03/2010 21:05
Na tentativa de explicar o blecaute em Brasília no inicio da tarde desta terça-feira (23/3), a CEB enviou uma nota oficial à imprensa. No texto, a companhia responsabiliza um raio que teria atingido linhas de transmissão da Subestação Brasília-Norte, portanto, sem nenhuma relação com o apagão da semana passada.Na mesma nota oficial, a CEB divulgou a lista das áreas afetadas pela falta de energia: Sobradinho, Planaltina, Lago Norte, Paranoá, São Sebastião, Asa Norte, parte do Sudoeste, Setor de Indústrias Gráficas, Cruzeiro e parte de Águas Claras, além do pico de energia que afetou o Congresso Nacional e a Esplanada por oito minutos.
Confira a nota oficial
"A CEB Distribuição esclarece que o desligamento na rede elétrica, ocorrido hoje (23/3), foi causado em função das fortes chuvas. Um raio atingiu duas linhas de transmissão de energia da Subestação Brasília-Norte. Neste momento, o sistema de proteção do circuito deveria ter atuado, mas uma falha não conteve a descarga elétrica, que atingiu outras linhas de transmissão como Brasília-Sul e Samambaia.
A interrupção de energia durou 25 minutos, tendo início às 13h22 e sendo normalizada às 13h45, com exceção do Setor Sudoeste, onde o restabelecimento não pode ser feito diretamente pelo centro de operação. Foi preciso que uma equipe de atendimento se dirigisse ao local para restabelecer a energia, por volta das 14h30.
A Companhia explica que a interrupção no fornecimento de energia de hoje não tem relação com os outros dois desligamentos registrados na semana passada, dias 16 e 18 de março. Na semana passada, um defeito no transformador de corrente provocou o desligamento de uma das linhas de transmissão da Subestação Brasília-Norte, por cerca de três horas. Na última quinta-feira, fortes chuvas provocaram um curto-circuito na Subestação 03, que danificou o banco de baterias, quando parte da Asa Norte ficou sem energia entre 19h e 21h50.
Responsável por 35% da distribuição de energia no DF, a Subestação Brasília-Norte passou por uma manutenção completa em dezembro do ano passado. A Companhia garante que vai intensificar a atuação no trabalho de manutenção e prevenção de todo o sistema elétrico do DF na tentativa de evitar novas interrupções de energia."