Cidades

Grevistas da UnB vão pedir que presidente Lula interfira no pagamento da URP

postado em 24/03/2010 19:40
Servidores técnico-administrativos, professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) vão fazer uma carreata nesta quinta-feira (25/3) até a sede provisória do Palácio do Planalto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

[SAIBAMAIS]Eles vão reinvidicar que o presidente Luis Inácio Lula da Silva interfira no processo de pagamento da Unidade de Referência de Preço (URP). Eles devem entregar um documento ao presidente com a pauta de luta da categoria. O ato terá concentração no ICC Norte da universidade, às 9h.

Os professores da Universidade de Brasília (UnB), em assembleia realizada nesta terça-feira (23), decidiram pela radicalização e intensificação da paralisação que já dura 15 dias.

De acordo com nota divulgada no site da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), cerca de 240 professores participaram da assembleia e aprovaram por unanimidade duas ações coletivas na justiça. A primeira se refere à questão do vale-refeição dos professores, que não foi reajustado pela inflação, e a segunda ao recolhimento pelo INSS, que incidiu no adicional de 1/3 da remuneração de férias.

A gratificação
A URP é uma gratificação conquistada por alguns servidores da UnB em 1987, a título de compensação de perdas salariais causadas pela inflação. Em 1991, foi estendida pela reitoria a todos os funcionários da instituição. Recentemente, foi contestada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A questão será decidida na Justiça. Duas liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) amparam os professores e uma do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1) beneficia os servidores. Ainda não houve julgamento de mérito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação