Cidades

Assessores recebem manifestantes da UnB e prometem diálogo sobre pagamento da URP

postado em 25/03/2010 13:46
Representantes dos professores e servidores da Universidade de Brasília conseguiram, no início da tarde desta quinta (25/3), ser recebidos por assessores da Presidência da República. Eles fazem manifestação no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e reinvindicam o pagamento da Unidade de Referência de Preço (URP).

Assessores da presidência e Álvaro Baggio, assessor da ministra-chefe da asa Civil, Dilma Rousseff, asseguraram à categoria que trabalharão para abrir um canal de negociação entre os professores e funcionários com o Ministério do Planejamento. Os assessores, no entanto, não garantiram uma audiência dos manifestantes com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

[SAIBAMAIS]O presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, Rodrigo Dantas, considerou o movimento vitorioso e garantiu que a UnB, em greve há 17 dias, não voltará a funcionar enquanto a URP não estiver garantida a todos os professores, inclusive aos contratados após 2008. Um ofício enviado pelo Planejamento à Universidade na semana passada elimina o direito desses profissionais, além de expressar a intenção de não pagar o valor integral do bônus (26,05%) a docentes e técnicos. Dantas informou, ainda, que "os manifestantes irão atrás de Lula onde ele estiver".

Apesar do prédio ter sido liberado parcialmente para a entrada dos manifestantes, todos permaneceram do lado de fora do CCBB. Mais cedo, houve um rápido confronto entre a PM e algumas pessoas que tentaram furar o bloqueio policial. Ninguém saiu ferido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação