postado em 26/03/2010 19:47
Cerca de 70 pessoas participaram na tarde desta sexta-feira (26/3) de audiência pública sobre a criação de uma nova unidade de conservação no Distrito Federal. O evento trata de um importante passo do Insituto Brasilia Ambiental (Ibram) que abriu processo para transformar o morro da Pedreira ou do Urubu em um monumento natural. O evento aconteceu na escola classe Ribeirão, localizada no pé do morro.A iniciativa tem por objetivo proteger a região de possíveis devastações da indústria do cimento. Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Capuringa, próximo à Fercal, o morro é de propriedade particular. Por ser rico em calcário, os dois donos do local recebem diversas propostas de empresas produtoras de cimento. De acordo com o Ibram, recentemente o órgão negou licença ambiental para implantação de uma nova fábrica do material, já que próximo à Fercal já exitem duas.
Durante a audiência, o presidente do Ibram, Gustavo Souto Maior, apresentou um estudo técnico do órgão, que demonstra que o morro tem as características necessárias para ser considerado monumento natural, como por exemplo, cavernas, abrigos, afloramentos rochosos e elevações. Para a comunidade o órgão ambiental informou que possibilitar a conservação geraria renda e melhoria na qualidade de vida. O local é muito procurado por amantes de esportes radicais, como a escalada.
Participaram da reunião o presidente do Ibram, representantes da Universidade de Brasília (UnB), da Associação Pró-Natureza, Associação Brasileira de Escalada e Monatanhismo, Fórum de Ongs Ambientais, Associação dos Amigos da Floresta e do Instituto Ipoema, além de membros da comunidade.
#Monumento natural - é uma unidade de conservação destinada a preservar áreas que contenham sitios abióticos notáveis ou de especial beleza cênica natural.