postado em 29/03/2010 10:47
Dois importantes depoimentos para as investigações da Polícia Federal sobre o suposto esquema de corrupção no alto escalão do Governo do Distrito Federal são previstos para esta segunda-feira (29/3). O ex-secretário de Comunicação do governo, Weligton Moraes (1), deve ser o primeiro a prestar esclarecimentos sobre o escândalo que veio à tona com a Operação Caixa de Pandora. A oitiva dele está marcada para 10h, no complexo Penitenciário da Papuda, onde ele está preso há 44 dias. O depoimento do governador cassado José Roberto Arruda (sem partido) está marcado para 14h, na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-chefe do executivo local permanece detido desde 11 de fevereiro. Apesar de poder permanecer calado durante o interrogatório, Arruda deve falar, já que há muito tempo pedia para ser ouvido no inquérito. Foi o que afirmou o advogado de defesa, Nélio Machado.
Machado deve visitar o cliente ainda esta manhã. Na última sexta-feira (26/3), o chefe da defesa do ex-governador afirmou que vai à PF para combinar os detalhes da oitiva com Arruda. Nélio ainda não havia chegado à Superintendência por volta de 10h40. Esta manhã, a única visita que José Roberto Arruda recebeu foi do advogado Thiago Bouza, que ficou no local por cerca de 10 minutos, tempo necessário, apenas, para entregar alguns documentos.
Nova tentativa de liberade
A defesa deve entrar, hoje, com uma representação para ser analisada pelo Judiciário contra o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR), que sugere que Arruda permaneça preso. ;Acredito no Judiciário. Ele não vai se prestar a vassalagem do Ministério Público;, destacou Nélio Machado.
1 - Weligton Moraes
Ex-secretário de Comunicação do GDF e um dos acusados de intermediar a suposta tentativa de suborno ao jornalista Edson Sombra. Atuou no mesmo cargo na gestão de Joaquim Roriz e foi mantido no emprego por Arruda. Um dos amigos mais próximos de Durval Barbosa, delator do suposto esquema de corrupção no GDF, afastou-se do parceiro e manteve o apoio a Arruda.