postado em 01/04/2010 09:12
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), que seria encerrada nesta sexta-feira (2/4), foi prorrogada até 21 de maio. A Secretaria de Saúde ampliou o prazo devido à baixa cobertura alcançada até o momento. A meta era imunizar 198.391 pessoas, o que representa 80% da população total, mas até a última sexta (27/3) somente 74.344 haviam ido aos postos de vacinação.A segunda etapa, que começou no dia 22 de março, é dedicada as grávidas - em qualquer mês da gestação -, crianças de 6 meses e menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas (pessoas com menos de 60 anos com problemas de coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos). As crianças tomam duas doses, com um intervalo de trinta dias entre elas.
Nesta segunda-feira (5/4) começa a imunização da população com idade entre 20 e 29 anos. Nos meses seguintes, será a vez de idosos com doenças crônicas e de quem tem de 30 a 39 anos. Informações e locais de vacinação podem ser obtidos pelo telefone 156.
Saiba mais sobre a doença
A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O período que uma pessoa pode transmitir a doença é de um dia até 5 dias após o início dos sintomas. Para tratamento, é necessário procurar um hospital ou posto de saúde.
Como evitar:
1. Higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
3. Usar lenço de papel descartável;
4. Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
5. Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 7 cinco dias após o início dos sintomas);
6. Evitar aglomerações e ambientes fechados (devem-se manter os ambientes ventilados).