postado em 02/04/2010 10:35
É grande a movimentação de fiéis no Morro da Capelinha, em Planaltina, na manhã desta sexta-feira (2/4). Famílias inteiras vêm de todos os cantos do Distrito Federal até o local onde é encenado o maior espetáculo católico do Planalto Central, retratando a Paixão de Cristo. Alguns pagam promessas, outros fazem pedidos. Muita gente sobe o morro para acender velas ao pé de uma cruz ou da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Alguns vão de joelhos do pé do monte até o ponto mais alto, pelo trajeto de 1,5km que a via-sacra percorre.
Enquanto isso, os organizadores dão os últimos retoques nos preparativos para a encenação. Estima-se que nesta tarde 150 mil pessoas assistam à via-sacra da Capelinha, às 16h.
Para atender esse público, cerca de 80 vendedores ambulantes já estão a postos. Eles passaram a madrugada montando barracas que vendem de tudo: comidas, refrigerantes, água de coco, artigos religiosos e até bandeiras de times de futebol.
Um efetivo de 280 militares de bombeiros e 34 viaturas garantem a segurança da festa cristã. A única ocorrência registrada até às 10h desta sexta é o atropelamento de uma criança de 5 anos. O acidente ocorreu na DF-130, estrada que dá acesso ao Morro da Capelinha. O garoto foi socorrido ao Hospital Regional de Planaltina (HRP) com um corte na cabeça, mas passa bem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as ocorrências mais constantes são desmaios e quedas. A corporação orienta às pessoas para que bebam bastante água, o que evita a desidratação, e alerta pais a terem cuidado com as crianças, para que os pequenos não se percam.