Cidades

Número de casos da dengue continua aumentando

postado em 06/04/2010 16:40

O número de casos da dengue continua avançando no Distrito Federal apesar das ações de prevenção e controle da doença. De acordo com novo balanço divulgado neta terça-feira (6/4) pela Secretaria de Saúde, em 2010 já foram notificados 6.510 casos e confirmados 3.151. Uma adição de 778 casos novos desde a semana passada. Em relação ao ano passado esses números representam um crescimento de 847,6% e 2058,2%, respectivamente.

[SAIBAMAIS]De todas as infecções por dengue, notificadas e confirmadas, 2.677 (85,1%) ocorreram no próprio DF, seguida pelas ocorridas em Goiás, 213, (6,9%). O total de casos importados é de 474. Em relação à 2009 esses dados representam um aumento de 3.332,1% dos casos do DF e 597,1% trazidos de outras regiões do Brasil.

Locais mais afetados

A região que mais concentra casos da doença continua sendo a Vila Planalto - localizada na Asa Norte - com 614 casos confirmados. A segunda colocada é Planaltina com 1.266 notificações e 612 confirmados, confirmando 612; seguida por São Sebastião com 493 casos notificados e 198 confirmados; Paranoá 325 e 159 e o Itapoã 613 e 357.

Manteve-se o registro de 11 óbitos, sendo dois confirmados como causa a dengue, cinco descartados e quatro ainda em processo de investigação.

Sintomas
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, é preciso ficar sempre alerta a sintomas da dengue como febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos ossos, nas articulações, e abdominais, assim como manchas vermelhas no corpo, vômitos e qualquer tipo de sangramento. Ao notar alguns desses sinais, a pessoa deve procurar o serviço médico para tratamento.

Como evitar

# Não deixar água em nenhum local.
# Manter terrenos baldios limpos.
# Manter os vasilhames de plantas limpos e colocar areia na água.
# Fazer limpeza e evitar acúmulo de água em calhas e lajes.
# Manter caixas d;água e reservatórios sempre bem fechados.
# Guardar garrafas com o gargalo voltado para baixo.
# Livrar-se de todo o material inútil.
# Não deixar sacos de lixo abertos.

Tira-dúvidas

Inseticida spray mata o mosquito da dengue?
Existem dois tipos de inseticidas spray: os organofosforados, ou carbamatos, que matam, e os piretroides, que na realidade paralisam o mosquito causador da dengue. Deve-se, no entanto, utilizar com cuidado os inseticidas a base de organofosforados, substância que, em excesso, pode alterar o sistema nervoso.

O inseticida de tomada combate o mosquito da dengue?
Os repelentes elétricos são extremamente eficazes no caso do mosquito da dengue.

Ele pode ficar ligado durante as 24 horas do dia? E em um quarto fechado?
Os repelentes elétricos devem ser mantidos ligados 24 horas por dia, porque o mosquito da dengue pica durante o dia.

O repelente do tipo espiral também combate o mosquito?
O espiral também combate o mosquito, mas com menor eficiência do que o elétrico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação