Jornal Correio Braziliense

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Orçada em R$ 25 milhões, restauração da Catedral deve acabar apenas em novembro

Autora dos vitrais originais, a artista plástica Marianne Peretti visitou a obra e encantou-se com o que viu

As obras da Catedral Metropolitana de Brasília não terminarão antes do aniversário de 50 anos da capital. Até lá, apenas metade dos vitrais, principal atrativo da estrutura, deve estar instalada. A partir da próxima segunda-feira, no entanto, os passantes poderão visualizar um dos principais pontos turísticos da cidade sem tapumes e sem o pano que o cobre atualmente. Segundo o monsenhor Marcony Ferreira, pároco da igreja, a primeira missa acontecerá no dia 22. ;É um presente para Brasília. É o monumento mais querido e visitado da cidade;, destaca. A missa de aniversário da capital será realizada na madrugada de 21 de abril, exatamente como aconteceu na inauguração da cidade em 1960, no altar-monumento montado na Esplanada dos Ministérios.

Em meio às obras,a Catedral recebeu ontem uma visita muito especial. A autora dos vitrais originais, Marianne Peretti, passou horas contemplando o renascimento de sua obra. ;É um alívio porque são 13 anos esperando para refazer os vitrais. Gostei muito do que vi;, afirmou. Para a artista francesa ; radicada no Brasil desde 1956 ; o monumento foi alvo de negligência inexplicável já que ;essa é a catedral da capital do país. É uma catedral única no mundo;. A reforma passa por constante acompanhamento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que o projeto original permaneça perfeitamente inalterado.

Os vitrais de Peretti ganharam nova vida nas mãos do vitralista Luidi Nunes, um dos mais celebrados do Brasil e do mundo. Ele conta que, quando entrou na igreja, o estado do material era tão ruim e o perigo de estilhaço eminente, quadro que o forçou a pedir a interdição do local. ;Ou teríamos o vitral refeito ou não teríamos mais vitral;, explica. Foi por intermédio dele que a renomada indústria de vidros alemã Lambert aceitou reproduzir os vitrais com cores idênticas às dos originais. ;Eles já conheciam a Catedral de Brasília. Ficaram eufóricos com o projeto;, lembra. Nunes conta ainda que os alemães fizeram questão de resolver problemas de mecânica dos vidros, tornando-os mais fortes e resistentes ao calor. As placas dos vitrais são produzidas na Alemanha e cortadas no Brasil. Cabe a Nunes, o monumental trabalho de montar as peças, respeitando as alterações de cor, manualmente.

Presente tecnológico
A catedral projetada por Oscar Niemeyer ganha também um presente da tecnologia. Presente este que promete acabar com os três principais vilões para a adequada conservação da igreja: calor, quebra de vitrais e sujeira. Os novos vidros receberam um tratamento de solução plástica que penetra nos poros microscópicos e deixa a superfície da estrutura mais lisa, impedindo a aderência de água e sujeira. Eles também têm a capacidade de bloquear a entrada de aproximadamente 40% do calor. ;Insolação é ruim para tudo. Este é um vidro inteligente, mágico;, enaltece Nunes.

Os três anjos do artista Alfredo Ceschiatti já estão içados no centro da Catedral e receberam novos cabos, além de um sistema que permite o rebaixamento para limpeza. A reforma da igreja, orçada em R$ 25 milhões ; patrocinada pela Petrobras e pelo Governo do Distrito Federal ;- começou em julho de 2009 e a previsão do Iphan é que os trabalhos terminem em novembro. Além da substituição dos vitrais e da impermeabilização da estrutura, as redes elétrica e hidráulica também estão sendo reformadas, assim como os banheiros, o hall de entrada, a sacristia e as salas da administração.

ESPAÇO LUCIO COSTA REABERTO

Dois redutos da memória candanga foram reabertos na última quarta-feira, 7. O Espaço Lucio Costa e o Museu da Cidade fecharam as portas por aproximadamente um mês, em virtude da obra de revitalização da Praça dos Três Poderes. Nos dois espaços, no entanto, não houve reformas estruturais. O fechamento foi feito por medida de segurança, já que havia risco de deterioração do acervo cultural. Caso permanecessem abertos, a poeira gerada pela instalação das novas pedras portuguesas da praça poderia estragar o material exposto nos locais. Já o Panteão da Pátria permanece fechado. Minuciosa, a reforma do espaço requer estudos técnicos aprofundados para garantir a preservação das características originais. ;Foi necessário um diagnóstico detalhado, mas o trabalho começou em dezembro;, afirma. A diretora conta que a obra ; prevista para ficar pronta em junho ; inclui a restauração do revestimento externo, o reforço da estrutura e a modernização dos equipamentos do espaço.

; Personagem da notícia
Parceira de Niemeyer

Marianne Peretti nasceu na França, filha de mãe francesa e pai pernambucano. Estudou arte na Europa e mudou-se para o Brasil em 1956. Realizou várias exposições, individuais e coletivas, em Paris, São Paulo, Olinda ; onde vive ; e em outras cidades. A parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer fez com que seu trabalho se tornasse símbolo de diversas obras em Brasília. Algumas delas são a fachada do Panteão da Pátria (1987), os vitrais da Catedral de Brasília (1998/9), da Câmara dos Deputados (1977), do Senado Federal (1978), do Palácio do Jaburu (1979), do Memorial JK (1981), e a escultura de bronze do foyer do Teatro Nacional (1980). A franco-brasileira continua trabalhando, especialmente com encomendas particulares.