Cidades

IPVA dos carros com final 4 vence nesta sexta-feira

Contribuintes podem aplicar desconto do programa Nota Legal sobre o imposto

postado em 09/04/2010 10:00
Esta sexta-feira (9/4) é o último dia para pagamento da primeira parcela do IPVA para os carros do DF com placa de final quatro. Quem pagar à vista terá 5% de desconto, caso não tenha nenhum débito fiscal. Os contribuintes que registraram o CPF nas compras podem consultar o crédito arrecadado no programa Nota Legal, caso queiram aplicar o desconto neste imposto.

Assim como no ano passado, os meses para pagamento das parcelas do IPVA são os mesmos para todos os proprietários de carros. A cota única ou a primeira parcela vence em abril, a segunda em maio e a terceira, em junho. Apenas o dia do mês varia, de acordo com a placa.

Como já divulgado pelo governo, o IPVA vai ficar este ano, em média, 13% mais baixo do que os valores cobrados no ano passado. Para consultar a alíquota que incide sobre o seu veículo, basta fazer uma consulta pelo Renavam pelo site da Fazenda (www.fazenda.df.gov.br).


Nota Legal
Os brasilienses que exigiram o CPF na nota fiscal poderão indicar o Renavam de qualquer veículo ou a inscrição de qualquer imóvel para conseguir dedução do IPVA ou do IPTU. Não é necessário ser proprietário do bem para conseguir o desconto. Quem não tem carro ou imóvel, por exemplo, pode conceder o abatimento a outra pessoa. Várias moradores de uma mesma casa podem indicar o número de inscrição do mesmo imóvel e, assim, aumentar bastante o desconto.

Para abatimento no IPVA ou no IPTU de 2010, serão processadas as compras feitas até novembro. A orientação é que os consumidores guardem as notas fiscais com CPF. Caso elas não estejam processadas no sistema até o fim do segundo mês depois da compra, a pessoa precisa abrir uma reclamação no próprio site (www.notalegal.df.gov.br), informando dados da nota em questão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação