Cidades

Greve de servidores continua e Água Mineral ficará fechada neste final de semana

postado em 09/04/2010 11:22
Quem costuma freqüentar a Água Mineral no final de semana não poderá desfrutar do parque neste sábado (10/4) e domingo(11). A greve dos servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), iniciada na última quarta (7), ainda não chegou ao fim.

Os serviços de fiscalização contra desmatamentos irregulares, crimes, licenciamentos e trabalhos de proteção ambiental ficarão parados até que a categoria consiga a reestruturação do plano de carreira dos funcionários. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama), Jonas Corrêa, a Água Mineral precisa ficar fechada para segurança dos usuários. ;O parque é uma unidade de conservação, portanto com os servidores em greve não tem como oferecer segurança aos usuários;, explica.

Continuam em paralisação por tempo indeterminado cerca de 1300 servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Negociação
Na próxima segunda-feira (12/4), gestores do MMA se reúnem com representantes do Ministério do Planejamento para tentar avançar nas propostas enviada pelo órgão. Segundo Corrêa, o objetivo é debater até que as reivindicações da categoria sejam atendidas. ;Vamos estudar o que foi proposto e discutir com os servidores para chegarmos a um acordo;, explica.

Entre as principais reivindicações da Associação dos Servidores dos Institutos do Meio Ambiente (Asibama) está o reajuste de 51,7%, que corresponde à inflação acumulada, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, de janeiro de 2002 a fevereiro de 2009. Além disso, a categoria exige o investimento na qualificação dos profissionais; a equiparação dos valores da gratificação do desempenho paga aos servidores Departamento Nacional de Produção Mineral; e mais benefícios aos que atuam em regiões de difícil acesso do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação