Cidades

Jovens aproveitam o sábado para tomar a vacina contra a gripe suína

postado em 10/04/2010 13:33
O Ministério da Saúde está realizando hoje (10) o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, destinado exclusivamente a jovens de 20 a 29 anos, gestantes, pacientes com doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças de seis meses a dois anos de idade. Todos os 36 mil postos de vacinação do país estarão atendendo a esse público.

No Centro de Saúde CSB 08, em Brasília, o movimento ainda está abaixo do esperado para o dia de hoje. Segundo a enfermeira Susana da Matta, cerca de 200 pessoas foram vacinadas nas primeiras horas da manhã. ;Gostaríamos que mais pessoas viessem se vacinar hoje, porque estamos com a equipe somente para a vacinação da influenza A. Durante a semana, temos menos funcionários na sala de vacina;, diz.

O estudante Gabriel Costa de Oliveira, de 21 anos, ficou sabendo da campanha de vacinação pela rádio e seguiu o conselho de seu pai para se imunizar contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína. ;Meu pai me avisou que morreram muitas pessoas no ano passado, entre 20 e 29 anos, e me pediu para vir para cá;, diz.

André Martins, de 29 anos, também aproveitou o sábado para tomar a vacina, já que durante a semana não tem tempo por causa do trabalho. ;Durante a semana eu trabalho e não tenho tempo para vir, mas todo mundo deveria ter tempo;, justificou.

Vivian de Melo levou sua filha Marina, de dois anos, para tomar a vacina. Apesar de estar fora do calendário de vacinação, a menina sofre de asma, por isso pôde ser imunizada. ;A gente que é brasileiro sempre vai deixando para o último dia, mas hoje foi um dia bom para vir aqui;, disse.

O objetivo do Dia D de vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é reforçar a importância da vacinação para os grupos prioritários e dar uma nova oportunidade às pessoas que ainda não se imunizaram.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem tomar a vacina, e não é preciso apresentar atestado médico para comprovar a gravidez. Na vacinação das crianças, que receberão uma dose dividida em duas vezes, é importante levar o cartão de vacinação.

Os doentes incluídos no calendário de vacinação atual são aqueles que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Também não é preciso levar atestado médico comprovando a doença crônica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação