Cidades

Na Câmara Legislativa, mais candidaturas da eleição indireta estão ameaçadas

Ana Maria Campos
postado em 12/04/2010 09:48
No próximo sábado (17/3), os deputados distritais vão eleger o governador para mandato-tampão até 31 de dezembro. Nesta tarde, a Mesa-Diretora da Câmara Legislativa receberá, até as 18 horas, os documentos cobrados das 10 chapas inscritas na última quinta-feira para concorrer às eleições. Um dos casos considerados de impugnação é o do advogado Luiz Filipe Coelho, do PTB. O problema é que ele está filiado há menos de um ano, o que em tese contraria as exigências da Câmara Legislativa para registro das candidaturas. Os deputados levaram em conta as regras da Lei Eleitoral para cobrar pré-requisitos dos concorrentes.

Nesse raciocínio, no entanto, outros candidatos poderão ser impugnados. Juristas têm aconselhado Luiz Filipe a apresentar uma representação exigindo das candidaturas outra regra prevista na legislação eleitoral: a de que os candidatos precisam se desincompatibilizar do cargo seis meses antes da eleição. Prevalecendo essa tese, muitas candidaturas poderão ruir. É o caso, por exemplo, do deputado Aguinaldo de Jesus (PRB), que exerceu até um mês atrás o cargo de secretário de Esportes. O peemedebista Rogério Rosso só deixou no fim do ano passado a presidência da Codeplan. E o petista Antônio Ibañez exercia função no Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse critério reforça o governador em exercício, Wilson Lima (PR), que não seria abalado com a exigência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação