Cidades

Cinco partidos fazem aliança a favor de Roriz

postado em 13/04/2010 07:23

Cinco partidos firmaram ontem, em cartório, o compromisso de apoiar a pré-candidatura de Joaquim Roriz ao Executivo do Distrito Federal. O documento foi assinado pelos presidentes do PSC, PSDC, PRTB, PTdoB e PMN, e registrado no cartório do 1;Ofício de Notas de Brasília. A ata da reunião entre os partidos afirma que as legendas ; ;preocupadas com a grave crise institucional e buscando um projeto de governo comprometido com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população ; resolveram constituir um bloco suprapartidário; em torno da candidatura do ex-governador e senador. Roriz diz desconhecer o teor do documento.

O ex-governador demonstrou satisfação com a disposição dos colegas em sustentar seu projeto político. ;Apoio é muito importante. Mas esses foram fundamentais, porque constituem uma pré-aliança;, comemorou Roriz. Ele ressalta que, antes do prazo eleitoral, não é possível fazer acordos oficiais, mas a subscrição do apoio é o instrumento legal que sugere as bases de uma aliança.

Roriz destaca ainda que uma campanha só deve ser estruturada se houver possibilidade de vitória e é importante evitar o ;salto alto; para alcançá-la. Mesmo que considere a montagem de uma campanha um processo importante, ele não é sua prioridade. ;Minha preocupação não é estruturar, é melhorar a vida da população;, destacou. O político afirma ainda que tem interesse em obter o apoio de várias outras legendas, mas prefere não mencioná-las ainda. ;Já estou trabalhando para isso;, garante. O texto da ata frisa que o compromisso poderá receber a adesão de outros partidos políticos.

O documento foi assinado ontem por Valério Neves Campos (PSC), Maria Silvana de Siqueira Almeida Reis (PSDC), Caio Alves Donato (PRTB), Marcus Vinícius Britto Albuquerque Dias (PT do B) e Jaqueline Maria Roriz (PMN).

Joaquim Domingos Roriz foi vereador em sua cidade natal, Luziânia (GO), além de deputado estadual e federal por Goiás. Em 1988, foi nomeado governador do Distrito federal, por José Sarney. Ganhou a primeira eleição ao governo do DF, em 1990, logo após o território obter autonomia política. Voltou a vencer o pleito em 1998. Em 2006, elegeu-se senador pelo Distrito federal. Acusado de receber propina de empresários, renunciou ao cargo para evitar a cassação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação