Cidades

Secretaria de Saúde notifica 7.475 casos de dengue no DF

postado em 13/04/2010 17:14

Novo boletim da Secretaria de Saúde do Distrito Federal revela que a dengue continua em expansão. Até o momento, foram notificados 7.475 casos de dengue em todo o DF, 965 a mais desde a semana passada. Já foram confirmados 3.478 casos da doença, uma variação de 2.073,8% em relação à igual período de 2009.

A região com maior número de casos da doença passou a ser Planaltina, com 1.555 casos notificados e 786 confirmados. Até a semana passada, a Vila Planalto era o local com o maior número de pessoas infectadas.

De todas as infecções por dengue, notificadas e confirmadas, 2.968 (85,4%) ocorreram no próprio DF, seguida pelas ocorridas em Goiás, 218, (6,4%). O total de casos importados é de 510. Em relação à 2009 esses dados representam um aumento de 3272,7% dos casos do DF e 608,3% trazidos de outras regiões do Brasil.

Locais afetados
Depois de Planaltina, a Asa Norte apresenta o maior número de casos: 776 notificações e 648 confirmados. De acordo com a secretaria de saúde, grande parte das infecções na região ainda se concentra na Vila Planalto. O Itapoã também apresenta número elevado de notificações da dengue: são 656, sendo que 369 já foram confirmados.

Manteve-se o registro de onze óbitos, dois confirmados como sendo dengue, cinco descartados e quatro ainda em processo de investigação, cuja suspeita, entre outras causas é dengue.

Sintomas
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, é preciso ficar sempre alerta a sintomas da dengue como febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos ossos, nas articulações, e abdominais, assim como manchas vermelhas no corpo, vômitos e qualquer tipo de sangramento. Ao notar alguns desses sinais, a pessoa deve procurar o serviço médico para tratamento.

Como evitar

# Não deixar água em nenhum local.
# Manter terrenos baldios limpos.
# Manter os vasilhames de plantas limpos e colocar areia na água.
# Fazer limpeza e evitar acúmulo de água em calhas e lajes.
# Manter caixas d;água e reservatórios sempre bem fechados.
# Guardar garrafas com o gargalo voltado para baixo.
# Livrar-se de todo o material inútil.
# Não deixar sacos de lixo abertos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação