Termina na próxima sexta-feira (16/4) o prazo para as gestantes que quiserem participar da campanha da Regional de Saúde de Taguatinga, que promove exames gratuitos de sífilis. Os testes serão realizados nos oito Centros de Saúde da cidade, juntamente com palestras destinadas às grávidas e seus parceiros.
O agendamento das coletas de sangue para exames acontece das 7h às 9h, até o dia 16. A campanha visa eliminar a sífilis congênita, resultado da transmissão da bactéria Treponema pallidum, presente no sangue da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu bebê, por via transplacentária.
A doença
A sífilis é uma enfermidade infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que se manifesta em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas (pequenas feridas ou caroços em órgãos sexuais ou regiões próximas) e quando a Doença Sexualmente Transmissível (DST) é mais transmissível.
O grande problema é que, passadas essas fases, ela aparentemente desaparece, podendo ficar estacionada por meses ou até anos. Passado esse tempo, ela começa a causar sérias complicações que podem levar à morte, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos. Caso ocorra em grávidas, a DST poderá causar aborto espontâneo ou má formação do feto.
Sua transmissão se dá por meio de relação sexual desprotegita (sem preservativos) com portador da doença, transfusão de sangue com pessoa infectada e durante a gestação e o parto (de mãe contaminada para o bebê).
O tratamento da doença é realizado gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, feito com doses de antibióticos. Não existe vacina contra a sífilis.