postado em 15/04/2010 09:06
Maio está próximo, para alegria dos comerciantes. Trata-se do mês em que é comemorado o Dia das Mães, segunda data mais lucrativa do ano para o setor, ficando atrás apenas do Natal. O fato de que em 2010 a celebração não será assombrada pela crise econômica mundial ; que estourou em outubro de 2008 e, na mesma época do ano passado, fazia aniversário de apenas alguns meses ; é motivo para expectativa ainda maior. No Distrito Federal, o otimismo do varejo aparece em estudo divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). Levantamento da entidade revelou que os empresários esperam crescimento de 6,65% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009. A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF) divulgou projeção de alta nos lucros, que é de 8%.A expectativa de alta nas vendas dos comerciantes ouvidos pela Fecomércio-DF é mais do que seis vezes superior à que eles tinham na mesma época de 2009. Naquele ano, respondendo a questões da mesma pesquisa, os lojistas declararam esperar incremento de apenas 0,86% no desempenho na comparação com 2008. ;O empresariado viu que a vida continua, que o país se recuperou da crise;, afirmou Adelmir Santana, presidente da entidade. De acordo com ele, a data cria boa expectativa entre os varejistas porque sustenta as vendas mesmo em épocas de turbulência econômica.
O levantamento foi realizado por amostragem com empresários dos segmentos do varejo tradicionalmente beneficiados pelo Dia das Mães. São eles vestuário, calçados, lojas de departamento, floricultura, joalheria, utilidades do lar, eletroeletrônico, perfumaria, ótica, móveis e decoração. Os empresários do setor de eletroeletrônicos revelaram estimam um incremento no faturamento de 25% a mais do que no ano passado. As joalherias ficaram logo atrás, com expectativa de ganhos 15% superiores e, em terceiro lugar, ficaram as lojas de departamento, que esperam incremento de 14% nas vendas.
Sem crise
O forte apelo comercial do Dia das Mães foi apontado pela maioria dos entrevistados (53,57%) como o principal motivo para o otimismo, seguido pela justificativa de que a crise já passou (36,9%). As principais estratégias adotadas por eles para atrair consumidores serão propaganda (44,64% irão investir) e promoções (26,79%). A pesquisa da Fecomércio mostrou ainda que 18% dos empresários pretendem fazer contratações temporárias para o dia das genitoras.
Para Geraldo Araújo, vice-presidente da CDL-DF, a proximidade entre o Dia das Mães e a Copa do Mundo será outro fator que ajudará a aumentar as vendas, além do fim da crise. ;Estamos apostando muito nisso. Quem for comprar para uma data já pega o embalo da outra;, acredita.
Edvânia Ramiro, gerente de loja pertencente a uma grande rede vendedora de móveis e eletroeletrônicos, conta que os televisores de LCD e os computadores são a grande aposta da empresa para o Dia das Mães este ano.