Cidades

Sejus promove dez horas de cidadania neste sábado

postado em 16/04/2010 11:56
Em comemoração ao aniversário de Brasília, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), por meio da Coordenadoria de Mobilização Social e Promoção, promove os ;50 anos de cidadania;, neste sábado (17/4). O evento ocorrerá das 9h às 23h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e proporcionará 10 horas de atividades esportivas, culturais, além de atendimento ao público.

Na programação, estão incluídas aulões de ginástica, rappel, escaladas, campeonato de mountainbike, brinquedoteca para as crianças, praça de alimentação, além da apresentação da escola de samba ;Bola Preta;. De acordo com o Coordenador de Mobilização Social e Promoção da Sejus, Luiz Felipe da Cunha, o objetivo do evento é mostrar a importância do esporte e da cidadania. ;Queremos mostrar que o esporte é um dos principais meios de tirar o jovem da criminalidade;, explica.

Dentro do evento, será montada a Praça da Cidadania, que reunirá todos os órgãos vinculados à Sejus, como a Defensoria Pública, Na Hora, Procon, Pró-Vítima, Subsecretaria de Cidadania, Subsecretaria de Apoio a Mulher, dentro outros. Segundo Cunha, cada órgão realizará atendimento ao público, de acordo com os serviços especializados.

Esporte como inclusão


Uma das atrações inéditas será o Homeless World Cup, torneio internacional de futebol para desabrigados, que existe desde 2003. Esta é a primeira edição do evento na América Latina. O jogo de futebol começará por volta das 9h.

No campeonato, jovens entre 15 e 20 anos, moradores de rua ou situação de risco têm a oportunidade de se tornarem atletas profissionais, representarem seus países pelo esporte e obter transformação social. De acordo com o presidente do Instituto Illuminatos, que promove o campeonato, este é um futebol com regras próprias, onde prevalece o objetivo de inclusão. ;A ideia é a transformação da vida desses jovens, para que sintam-se motivados a mudar de vida;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação