Cidades

Comemoração pelo aniversário de Brasília leva 200 mil pessoas à Esplanada durante a manhã

postado em 21/04/2010 12:40

Cerca de 200 mil pessoas já passaram pela Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quarta-feira (21/4), dia em que Brasília comemora 50 anos. O número foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A expectativa é que 1,3 mi passem pelo local até o fim dos festejos, marcado para encerrar com um show pirotécnico, às 0h50 desta quinta-feira (22/4).

Às 14h, começa a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. De acordo com a assessoria de imprensa da Aeronáutica, sete aviões voarão por cerca de 35 minutos. A equipe deve fazer manobras padrão, mas, segundo o major Setchin, os pilotos tentarão escrever uma mensagem de parabéns para Brasília nos céus. Um coronel da Aeronáutica estará no palco principal explicando as manobras.

A festa
Muitas atrações foram preparadas para o público. Às 9h, houve a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. Uma grande arena de vôlei de praia está lotada para a etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade.

A organização do evento montou várias áreas de descanso. São tendas que protegem pequenas praças improvisadas, com bancos, para as pessoas descansarem. Também há muitos estandes espalhados pela avenida vendendo artesanato. Os vendedores ambulantes tomam toda a lateral norte do Eixo Monumental, entre o Teatro Nacional e os ministérios.

Um dos cartões postais da cidade e um dos monumentos mais visitados, a Catedral, está em obras e não ficou pronta a tempo de ser aberta para a festa. Ainda falta o acabamento dos vitrais, e a igreja continua fechada.

Na Esplanada, há ainda uma imensa Bandeira do Brasil, hasteada por dois guindastes, no local onde as Forças Armadas montaram seus estandes. Uma exposição de fotos mostra o trabalho dos militares na Amazônia, os colégios militares, os radares desenvolvidos pelos centros tecnológicos, o atendimento de saúde às populações atingidas por calamidades e a participação em missões de paz. Também são mostrados equipamentos como tanques e canhões.

A segurança está reforçada no principal local de festa. Até 12h20, 437 policiais militares circularam pela Esplanada dos Ministérios, no deles em cavalos, outros nove em motos. Além disso, são 13 viaturas da PM. Ao longo do dia, 2.120 policiais tomarão conta das comemorações.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação