postado em 21/04/2010 14:30
O brasiliense marca presença na comemoração pelo aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (21/4). Gente que todos os cantos do Distrito Federal vai acompanhar a festa, que começou cedo e só termina na madrugada desta quinta-feira (22/4). A expectativa é para os shows marcados para começar às 16h.A auxiliar de serviços gerais, Maria Messia Dias da Costa, levou dois filhos e dois netos. O grupo, que vei do Gama, chegou por volta de 12h. Todos afirmam estar gostando da festa. ;É ótimo poder vir à Esplanada. É bom para tirar as crianças de casa;. Um dos filhos de Maria, José, 6 anos, está doido para ver a esquadrilha da fumaça e ansioso afirmou: ;Estava com a roupa pronta para vir pra cá desde ontem;.
O almoxarife Walfredo Vieira Gama, morador da Asa Sul, também foi à Esplanada com as duas filhas. Eles chegaram por volta de 9h30, assistiram a alguns jogos de vôlei de praia e pretendem ficar para ver os shows de logo mais. A filha Pamela Hara Ribeiro, 8 anos, quer ver todos os monumentos porque, segundo ela, a escola vai fazer uma prova. A estudante do 3; do Ensino Fundamental da Escola Classe da 114 Sul diz que adora Brasília. ;Gosto de todos os monumentos principalmente os Dois Candangos;.
Pela primeira vez, a dona de casa Michelle de Souza vai à Esplanada para uma festa. Ela levou três filhos e a prima, mais três crianças. O grupo chegou ao local da festa por volta de 12h e quer ficar para ver os shows. ;Nasci e fui criada aqui. A cidade tem muitas oportunidades e é boa para viver;.
Comércio
Vendedores ambulantes também marcam presença na comemoração desta quarta. Pipoqueiro desde 1977, Nilo Alves Silva espera faturar R$ 500 durante a festa de hoje. Cada pacote de pipoca custa R$ 2 e, segundo ele, o movimento está ótimo.
Ao longo do Eixo Monumental, várias barracas de comida foram montadas. Entre as opções há cachorros-quente, pastéis e marmitas. Além disso, também são vendidos brinquedos para as crianças, sorvetes, pipas, entre outras coisas.
Por questões de segurança, foi proibida a venda de bebidas destiladas, garrafas de vidro e espetos. Os churrasquinhos são servidos em pratos de plástico. Cinco equipes da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), com auxílio da Polícia Militar, fazem a fiscalização em toda a Esplanada para evitar irregularidades.