Esta segunda-feira (26/4) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Alta. E a campanha, que tem como tema "Eu sou 12 por 8", terá várias atrações. Entre os dias 25 e 30 de abril, serão oferecidas várias atividades à comunidade, como aferição da pressão arterial, ginástica com caminhada, distribuição de material informativo e apresentações musicais. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a hipertensão arterial.
O Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia com o apoio de diversas entidades como Secretaria de Saúde do DF, Sociedade Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia, Ministério da Saúde, Agência Nacional de vigilância Sanitária, Confederação Nacional da Indústria/Serviço Social da Indústria e associações de hipertensos são os responsáveis pelo desenvolvimento da campanha humanitária de prevensão, diagnóstico, tratamento e controle de hipertensão.
Este ano, o movimento contará com o apoio de celebridades para alertar a população sobre os benefícios do controle da hipertensão. A atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso, o músico Samuel Rosa (Skank), o jornalista Lucas Mendes, o economista Ricardo Amorim, a VJ Sarah Oliveira, e o atleta de vôlei Giovane serão os embaixadores da campanha ;Eu sou 12 por 8;.
Mais de 30 milhões de brasileiros são afetados pela hipertensão, e este é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.
Confira a programação da campanha "Eu sou 12 por 8":
Dia 25 (domingo)
A partir das 8h30, no Eixão Sul, será realizada uma caminhada que começa na quadra 12 (112/212 sul) e vai até a quadra 8 (108/208 sul). Antes da caminhada, educadores físicos das academias da cidade realizarão um alongamento com o público. Haverão, também, vários monitores corrigindo os movimentos das pessoas.
Dia 26 (segunda)
Entre 7h e 12h haverá música e teatro na Rodoviária do Plano Piloto. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros e a Companhia de Teatro de Brazlândia, que vai apresentar a peça temática para hipertensão e fatores de risco, marcarão presença. Além disso, o Conselho Regional de Educação Física organizou um combate ao sedentarismo com atividade física, que será feito no local. Haverá também tendas, em que os profissionais da área vão orientar e aferir a pressão arterial das pessoas.
De 27 a 30 (terça a sexta)
Clínicas, hospitais e centros de saúde da cidade irão promover atividades locais com enfoque para a comunidade e para os servidores. No dia 27 também será realizado um evento na rodoviária de Sobradinho voltado à comunidade e, ao mesmo tempo, o evento no Hospital de Base do DF voltado aos servidores.