Cidades

Postos de vacinação do DF registram aumento na procura pela vacina contra gripe suína

postado em 23/04/2010 15:54
Os postos de saúde do Distrito Federal registraram hoje (23) um aumento na procura pela vacinação contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína. Oficialmente, hoje é o último dia da campanha de imunização destinada a jovens de 20 a 29 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos.

O analista de sistemas Arthur Braz, que levou o filho de um ano e o sogro de 64 anos para serem imunizados na manhã de hoje em um posto da região central de Brasília reclamou da demora. ;Ficamos uma hora na fila porque enquanto tinha muita gente para vacinar os adultos, tinha apenas um funcionário vacinando as crianças.;

Outra queixa comum foi o horário de atendimento. Apesar de estarem abertos durante todo o dia, a maioria dos postos não faz atendimento durante o horário de almoço. ;Sempre estou trabalhando no horário comercial e como sei que é um dos últimos dias, inventei uma desculpa para poder vir;, conta a secretária Renata Cardoso.

A alternativa para muitos trabalhadores é a vacinação que será realizada amanhã (24), das 8h às 17h, em vários postos do Distrito Federal.

"O objetivo de vacinar amanhã é atender as pessoas que não têm tempo para ir a um posto no meio da semana. Estamos intensificando para que todos dessa etapa sejam imunizados", afirmou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES-DF), Maristela Alves.

A lista de postos de saúde que estarão abertos para vacinação pode ser consultada na página da

De acordo com a chefe de enfermagem do Centro de Saúde 6 da Asa Sul, Cristina Monte, algumas pessoas não têm se vacinado por medo das reações da doença. ;Alguns grupos, como as gestantes, têm muito receio e resistência à vacinação, mas a vacina é confiável porque já foi testada em outros países;, garante.

A orientação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal é que a população siga o calendário de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem perdeu o prazo deve procurar os postos de vacinação para se imunizar. "É importante seguir o cronograma, mas até o final da campanha vamos atender às pessoas que perderam a data prevista", disse Maristela.


Até agora, a campanha de vacinação tinha como público-alvo os jovens de 20 a 29 anos, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e gestantes. Também já foram vacinados profissionais de saúde e indígenas. De amanhã (24) até o dia 7 de maio a vacinação será destinada a idosos portadores de doenças crônicas.

Em seguida, no período de 10 a 21 de maio, será vacinada a população de 30 a 39 anos. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, até ontem (22), foram imunizadas 463.907 pessoas. A meta é vacinar 1,2 milhão de pessoas no Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação