Cidades

Hemocentro precisa de doações de sangue A negativo e O positivo

postado em 26/04/2010 11:14
A Fundação Hemocentro de Brasília está com déficit dos tipos sanguíneos A negativo e O positivo. O estoque mínimo necessário do primeiro tipo sanguíneo é de 40 bolsas de sangue mas, no momento, há apenas 29. Já o estoque do tipo O positivo, nesta segunda-feira (26/4), é de 170 bolsas, quando o mínimo ideal seria de 350. A Diretora Presidente do Hemocentro, Maria de Fátima Brito Portela, afirma que o motivo da falta é a raridade do sangue A negativo, por isso há menos doadores, já o tipo O positivo é muito comum e há maior procura.

Segundo a Diretora Presidente, no início do inverno normalmente há queda nas doações. ;A campanha visa lembrar à população de que as doações devem ser feitas durante todo o ano e todos os dias, pois sempre há pessoas precisando de transfusão de sangue;, explica.

Facilidade
Desde novembro do ano passado, o Hemocentro realiza agendamento para doadores. ;Quem quiser doar pode chegar a qualquer momento e será atendido, mas a pessoa que está agendada tem atendimento preferencial, se o Hemocentro estiver cheio, ela não terá que esperar;, comenta Maria de Fátima. A data e horário podem ser agendados pelo telefone, no número 160, opção 2.

Coleta
Os interessados em fazer a doação podem se dirigir à Fundação Hemocentro, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), de segunda a sábado, sempre das 7h ás 18h. ;As pessoas confundem a doação com exame de sangue. É importante entender que não é necessário estar em jejum na hora da doação;, ressalta a Diretora Presidente.

Condições básicas para doar
; Boa saúde, avaliada no próprio hemocentro
; Alimentar-se bem antes da doação (veja abaixo a alimentação aconselhável);
; Não estar em uso de medicamentos;
; Ter entre 18 e 65 anos de idade;
; Pesar acima de 50 quilos;
; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
; Antes da doação não praticar exercícios físicos
; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
; Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, só poderá doar sangue após doze meses;
; No caso de ter realizado endoscopia, só poderá doar sangue após doze meses;
; Evitar fumar duas horas antes da doação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação