Agências bancárias do Distrito Federal foram multadas em R$ 5 milhões pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF). A punição faz parte da Operação Bancos, realizada em março deste ano, que vistoriou o cumprimento com a Lei da Fila.
Entre os estabelecimentos multados estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Unibanco. As agências foram multadas por desrespeitar a lei, que limita um tempo máximo de espera aos clientes (20 minutos em dias normais e 30 em dias de pagamento de salários e vésperas de feriado).
Segundo dados divulgados pelo Procon/DF, este ano, o órgão recebeu 460 reclamações sobre a Lei da Fila. Para a presidente do Instituto, Ildecer Amorim, o valor das penalidades pode ser uma forma dos estabelecimentos começarem a cumprir a legislação. ;Entendo que com a ação, haja uma política de cumprimento da lei;.
Em março, a operação fiscalizou 27 agências bancárias nas cidades de Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante, SIA, Guará, Setor Comercial Sul, Asa Norte, Asa Sul e Lago Sul. Do total, 19 foram autuadas por violar a legislação.