postado em 26/04/2010 16:38
O inverno está próximo de começar, em 21 de junho, e nem todos têm como se agasalhar neste frio. Que tal ajudar quem precisa? A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) preparou uma campanha para arrecadar agasalhos aos moradores da Casa Abrigo, um espaço mantido pela Sejus, com a finalidade de acolher as mulheres vítimas de violência doméstica ou que estejam ameaçadas sob risco de morte. A campanha vai até o dia 30 e as doações podem ser levadas aos postos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, nas Administrações Regionais ou na Subsecretaria para Assuntos da Mulher.A Casa existe desde 1996 e a campanha há quatro anos. Segundo a subsecretária para assuntos da mulher, Valéria de Sousa, as doações são muito importantes. "Muitas mulheres chegam ao abrigo com a roupa do corpo. São pessoas carentes que sofrem violência doméstica e não têm tempo de pegar nada", lamenta Valéria. No local, os filhos das vítimas também são atendidos. "Meninos até os 12 anos e meninas de todas as idades", completa a subsecretária. No momento, a casa, que já chegou a acolher 100 pessoas, tem 13 mulheres, quatro adolescentes, do sexo feminino, e 18 crianças.
De acordo com Valéria, todo o tipo de doação é bem-vinda. "Roupas, kit higiene, produtos de beleza e até móveis e cestas básicas, pois as mulheres recomeçam a vida em outros locais quando saem daqui", salienta. Para esse tipo de doação, basta entrar em contato pelos telefones 3322-2266 ou 3905-1470. "A gente busca as doações", finaliza.
Para receber ajuda da Casa Abrigo, a vítima deve ser encaminhada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), após a violência ser registrada.