postado em 26/04/2010 18:06
A Secretaria de Transportes do Distrito Federal realizou, na última quinta e sexta-feira (22 e 23/4), os primeiros testes de avaliação dinâmica para ajuste das dimensões das novas estações de ônibus que farão parte da Linha Verde. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, o teste vai verificar onde serão colocadas as estações, as dimensões e, também, a altura do piso, para que ele fique nivelado com a piso do ônibus.Para realizar os testes, um veículo articulado, com aproximadamente 19 metros, foi utilizado. Ele é semelhante aos que serão adquiridos e breve estarão em circulação pelo corredor exclusivo de 12,7 km.
Todas as medidas para acomodação e segurança do veículo foram avaliadas, como, por exemplo, a altura do teto e a distância necessária para embarque e desembarque. Outro teste pode ser realizado nesta sexta-feira (30/4).
Linha Verde
A Linha Verde será o primeiro corredor de transporte implantado nos principais eixos de tráfego do Distrito Federal e faz parte do conjunto de obras do programa Brasília Integrada.
Com essa implantação, a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), via mais movimentada do DF onde circulam mais de 140 mil veículos diariamente, vai dobrar de tamanho. A pista contará com cinco viadutos, dezessete passarelas, via com quatro faixas em cada um dos sentidos e, em cada uma delas, uma será reservada para ônibus. Além disso, ao lado da pista principal, serão construídas mais duas vias marginais e ciclovias.
Com este corredor exclusivo, o transporte coletivo terá uma faixa para operar e não vai mais brigar com os carros pelo espaço na via. Além de reduzir o tempo das viagens do transporte coletivo.
No projeto também consta a aquisição dos veículos com tecnologia de ponta, estações com informação sobre os horários e itinerários dos veículos e implantação de bilhetagem automática.