Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jovens do sistema socioeducativo vão votar nas eleições de outubro

Os 233 jovens do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal vão votar nas eleições de outubro. Durante os dias 19 a 23 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), esteve em todos os Centros socieducativos emitindo o título de eleitor dos jovens internos acima de 16 anos.

No dia da eleição, o tribunal vai instalar uma urna eletrônica em cada centro socieducativo para garantir o direito de voto dos adolescentes para os candidatos à presidente da República, governador do DF, senadores, deputados federais e distritais.

Entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Caje (Centro de Atendimento Juvenil Especializado), 132 tiraram o título de eleitor. Desses, 53 são maiores de 18 anos e 79 menores. No Ciap (Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina), 63 internos vão votar, dos quais, 25 maiores e 38 menores. Já no Ciago (Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras), 38 jovens irão às urnas, sendo 35 deles com idades entre 16 e 17 anos.