postado em 28/04/2010 11:10
A Secretaria da Ordem Pública (Seops) coordenou na manhã desta quarta-feira (28/4) a continuação da Operação Choque de Ordem, que retira flanelinhas, ambulantes, transportes e propagandas irregulares das ruas.Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria, na terça-feira (27/4), 43 homens, três mulheres foram presos e quatro menores, apreendidos. Eles cometeram violação de direito autoral (para ambulantes que vendiam produtos piratas) e exercício irregular da profissão. Foram encontradas, também, pessoas portando drogas.
Nesta quarta, a secretaria deu continuidade à Operação fiscalizando flanelinhas na área central da cidade (Setor Comercial Sul) e retirando faixas de propaganda ilegal das ruas das asas Sul e Norte. A primeira ação começou pouco antes das 10h e se estendeu até 11h30, enquanto segunda foi realizada no período da tarde. Cerca de 80 agentes colaboraram com a Seops. Dentre eles, agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Agência de Fiscalização (Agefis) e da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Dia dois
O saldo do segundo dia, por um lado, foi menor que o primeiro: 20 guardadores de carro detidos, totalizando pouco mais de 60 pessoas recolhidas durante as duas jornadas. Além disso, aproximadamente 150 faixas foram retiradas de lugares não permitidos nas duas asas.
Todos os vendedores ambulantes e flanelinhas (sem documentação e sem colete) detidos foram levados ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). No local, passaram por uma fiscalização para que fossem identificados e verificados possíveis antecedentes criminais.
Ouvidoria
O número para quem quiser fazer reclamações ou denúncias nesse sentido (trabalho de guardadores de veículos não cadastrados, ambulantes, transporte pirata, faixas e outdoors em lugares não permitidos) é o 156, da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF). Cabe salientar que as denúncias da população motivaram o desencadeamento da operação